Logo nota da capes

DOCENTE E EGRESSA DO PPU ORGANIZAM LIVRO “As Desventuras do Planejamento Urbano”

Publicado em 5 de junho de 2023 - 22h31

No dia 01 de junho foi lançado o livro intitulado “As desventuras do planejamento urbano: o novo centro de Maringá (PR), do Projeto Ágora de Oscar Niemeyer à produção imobiliária do século XXI”, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O livro faz parte da Coleção Caramelo e foi contemplado para publicação pela FAUUSP. Organizado pelas arquitetas Fabíola Cordovil, docente do PPU, e Jeanne Versari, egressa do PPU, a obra conta com textos das autoras e dos professores Reginaldo Benedito Dias e Ricardo Tows.
Em 1985, a prefeitura de Maringá (PR) institucionalizou medidas de planejamento para promover a reocupação da área central do perímetro urbano. Encomendado ao arquiteto Oscar Niemeyer, o projeto foi intitulado Complexo Ágora. Diante de embates entre agentes públicos e privados, a proposta de paisagem moderna foi desfigurada e retificada. Filiado aos estudos relativos à história do urbanismo e do planejamento urbano, o livro revela os impasses da atualização e os desdobramentos das cidades novas, nascidas sob o signo do planejamento moderno. As discussões levantadas avançam ao iluminar as críticas atuais aos novos instrumentos e formas de urbanização no início do século XXI, tais como parcerias públicos-privadas e outras frentes liberalizantes de ação do Estado e o papel dos agentes locais nesses processos.
Os exemplares são de distribuição pela FAUUSP e estão disponíveis para download no Portal de Livros Abertos da USP, aqui.

As arquitetas Jeanne Versari (egressa do PPU) e Fabíola Cordovil (docente do PPU), da esquerda para a direita.