Estágio em Docência

O Estágio em Docência consiste na participação supervisionada do aluno em atividades teóricas e práticas do curso de graduação. Plano de ensino. Plano de aula. Treinamento e orientação de estagiários.

disciplina em estágio docência é optativa / eletiva para alunos não bolsistas, mas é obrigatória para alunos bolsistas, devendo ser cursada pelo menos uma vez no nível mestrado e duas no nível doutorado em período vigente ou anterior ao da bolsa.

O cumprimento do estágio pelo pós-graduando, além de ser uma exigência feita ao aluno bolsista, deve, também, ser visto como uma possibilidade de reflexões teórico-práticas, que visem a compreender o significado de ser professor nos dias de hoje. Por isso é esse estágio é aberto aos demais alunos não bolsistas do programa.

Mas como faço para fazer estágio docência na graduação?

A primeira recomendação é entrar em contato com o seu orientador, pois ele saberá quais disciplinas e professores podem melhor contribuir para o seu desenvolvimento acadêmico assim como o alinhamento da disciplina com sua pesquisa, e em seguida entrar em com o professor que oferta disciplinas de estágio em docência, dessa forma o aluno conseguirá compreender melhor as atividades que vão ocorrer na disciplina e delinear sua forma de contribuir.

UEM

Procedimentos para estágio na UEM

Na UEM os alunos interessados em ingressar na disciplina de estágio docência devem elaborar um Plano de atividades de estágio em docência PPU e protocolar através de um requerimento acadêmico na secretaria do PPU na UEM.

Todos estes documentos entrarão em pauta nas reuniões do conselho acadêmico para o deferimento ou indeferimento da inclusão do aluno na disciplina de estágio em docência.

Aprovado o plano de estágio, e cumprido a carga horária da disciplina, o aluno deve protocolar novamente um requerimento acadêmico mas agora contento o relatório de estágio de docência assinado pelo professor que ofertou a disciplina e o orientador do aluno, este documento passará por uma avaliação na reunião do conselho acadêmico para que possa ser lançada a nota no sistema.

UEL

Procedimentos para estágio na UEL

Na UEL os alunos interessados em ingressar na disciplina de estágio docência devem entrar em contato com o professor que oferta esta disciplina para que ele possa pedir a secretaria de pós-graduação do CTU ofertar a disciplina no sistema.

Assim que for ofertada a disciplina no sistema, o aluno poderá requerer a inclusão da disciplina através do Portal do Estudante de Pós-graduação.

Atenção! antes de pedir a inclusão da disciplina no sistema o aluno deve confirmar com o professor a turma na qual ele deve se matricular “turma 1000 ou 2000 ou 3000” assim em diante, pois o aluno pode estar se matriculando na turma errada, em consequência disso a inclusão de disciplina será indeferida.

Inclusa a disciplina e cumprida a carga horária da disciplina, o aluno deverá entregar a secretaria o o relatório de estágio de docência assinado pelo professor que ofertou a disciplina e o orientador do aluno. Recomenda-se que esta entrega seja feita em conjunto com a entrega do relatórios semestrais de atividades durante o período de rematrícula, ou antes das bancas de qualificação e defesa, para que possa ser feita a avaliação e lançamento da nota no sistema.

Se o aluno estiver contando com os créditos gerados pelo estágio docência para integralização mínima de créditos, tome cuidado! *Os créditos de estágio só serão validados após todos os procedimentos, não deixe para cumprir a integralização de todos os créditos muito próximo dos prazos máximos de qualificação e defesa!