Por que escolher o PPU?

  • Tradição: Desde 2012 o PPU oferta vagas no nível mestrado. Em 2018, foi aprovado para ofertar o primeiro curso no nível de doutorado em Arquitetura e Urbanismo no Estado do Paraná, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC). Além disso, trata-se do terceiro curso em nível de mestrado da Região Sul do Brasil.
  • Nota Conceito 4: Vale dizer que a aprovação do doutorado é decorrência do ótimo desempenho do mestrado, que obteve conceito 4 na última avaliação quadrienal da Capes, em 2017.
  • Qualidade: O PPU conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por cem por cento de doutores com regime de dedicação integral.
  • Corpo Docente: Outra vantagem do curso no PPU é a abrangência de especialidades do corpo docente, assim como a variedade de disciplinas ofertadas. Dessa forma, a união das Universidades estende a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas. Dentre as especialidades encontram-se metodologia de projeto, morfologia da urbana, paisagem urbana, historiografia, patrimônio, avaliação pós ocupação, conforto ambiental, gerenciamento e desenvolvimento de processo e produto, customização em massa, inovações tecnológicas, sistemas construtivos, estatística aplicada, entre outras.
  • Infraestrutura: Os centros de estudo oferecem instalações e recursos de última geração, proporcionando a experiência de aprendizado e investigação com o auxílio de salas de aula e auditórios com recursos audiovisuais e de videoconferência, laboratórios com equipamentos modernos, biblioteca com acervo integrado e salas de estudo 24 horas.
  • Integração: O PPU se mostra aberto à possibilidade de parcerias para o desenvolvimento em rede de pesquisas, intercâmbio docente e discente, e a otimização de projetos conjuntos, além de atender a demanda regional.
  • Localização: A região abriga uma centena de cidades novas, criadas a partir de um esquema de planejamento regional, que propiciou a formação de uma rede de núcleos urbanos próximos e interligados, favorecendo o acelerado desenvolvimento regional. Londrina e Maringá são as duas capitais regionais que distam cem quilômetros entre si e contam com uma dezena de cidades intermediárias.
  • É para todos: A UEM e a UEL são universidades públicas e os cursos de pós graduação no nível mestrado e doutorado são gratuitos. Além disso ambas universidades oferecem bolsas de estudos anualmente com o objetivo de viabilizar ao aluno a dedicação exclusiva, de forma a aumentar os índices de produtividade das instituições e auxiliar no funcionamento do programa.
  • Métricas de Reconhecimento Nacional e Internacional: As Universidades Estaduais de Maringá e Londrina possuem um histórico de excelentes avaliações em nível nacional e internacional.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) em uma avaliação feita pela QS Latin America University Rankings 2021, com total de 410 universidades de 20 países latinos, sobe de 6ª posição em 2020 para, agora, a de 5ª melhor universidade estadual do Brasil. Isto vai ao encontro da avaliação oficial que norteia o ensino superior brasileiro, ou seja, do Ministério da Educação (MEC), que confirma que a UEM é a 5ª melhor universidade estadual do país.

Já a Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 2019 foi apontada em cinco rankings internacionais. The Times Higher Education Latin America University Ranking considerou a UEL entre as 48 melhores da América Latina e na 5ª posição entre as Instituições estaduais de Ensino Superior do Brasil. O Times Higher Education colocou a UEL entre as três melhores do Paraná, permanecendo como a 1ª pública estadual do Paraná.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ainda figura como a 4ª melhor estadual do país, pelo QS World University Rankings e a 10ª colocada entre as brasileiras. O The Times Higher Education & Emerging Economies Rank considerou a Universidade na 2ª posição entre as estaduais e a 5ª do Brasil. Por último, a UEL conquistou o 9° lugar no UI GreenMetric World University Ranking 2017 entre as universidades brasileiras, e ocupa a 354ª colocação em nível mundial.

Veja outras métricas.

PROXIMIDADE

O PPU tem como característica a proximidade entre os alunos, orientadores e grupos de pesquisa

ESTRUTURA FÍSICA

Possui à disposição auditórios e laboratórios de pesquisa tanto na UEM quanto na UEL

DESCONTRAÇÃO

Possui um ambiente amigável e descontraído

SIBRAGEC ELAGEC 2018

Responsável, em 2018, pela organização do simpósio nacional e encontro latino americano de gestão e economia na construção

ENTAC 2018

Responsável pela organização, em conjunto à UFGRS e a UNILA, do maior evento nacional em tecnologia do ambiente construído

VII SBQP 2021

Responsável pela organização do VII Simpósio Brasileiro de Qualidade do Ambiente Construído