Admissões Alunos Regulares

Quando são abertas novas vagas?

O Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, níveis mestrado e doutorado, realiza anualmente o processo de seleção em ambas as instituições associadas.

Os editais de abertura são lançados entre os meses de setembro e outubro e o processo seletivo pode se estender até fevereiro do ano seguinte. Verifique aqui se há editais abertos.

Quero me inscrever; como faço?

Os candidatos devem inscrever-se para o processo seletivo na instituição onde atua o professor pleiteado como orientador. O processo seletivo destina-se aos graduados em Arquitetura e Urbanismo e áreas afins – especificadas na Resolução 011/2021-PPU da Coordenação Geral  e conforme estabelecido em cada edital de seleção.

UEM

Para se inscrever pela UEM, o aluno deve seguir os passos descritos no edital de seleção (fazer inscrição no sistema SGIPOS, recolher a taxa de inscrição, enviar os documentos por meio de formulário eletrônico etc.), observando as demais normas e prazos estabelecidos no edital.

UEL

Para se inscrever pela UEL, o aluno deve preencher o formulário online de inscrição para: Mestrado ou Doutorado e enviar os documentos necessários conforme as regras do edital.

Quais são as etapas do processo?

Primeiramente, o candidato deve verificar se há editais de abertura para novas vagas. Em seguida o candidato deve fazer sua inscrição e entregar a documentação necessária. Conforme o andamento do processo seletivo, novos editais trarão mais informações como as inscrições homologadas, candidatos aprovados na primeira fase (doutorado), análises de recursos e convocação para matrícula. Estas terão suas datas definidas pelo edital de abertura do processo de seletivo. Ressaltamos que o cumprimento de exigências e prazos do edital são de inteira responsabilidade do candidato. Confira atenciosamente as regras do edital antes da inscrição.

Devido a pandemia de Covid-19 a prova de conhecimentos específicos está temporariamente suspensa.

Quais são os documentos necessários?

Cada universidade possui um edital diferente para admissão de novos alunos, verifique o edital da universidade em que você está se candidatando.

Fui aprovado; e agora?

Assim como os editais para admissão de novos alunos, o processo de matrícula também tem procedimentos e exigências diferentes para cada universidade.

Veja aqui as exigências de proficiência em língua inglesa

UEM

Os candidatos aprovados na UEM devem seguir as instruções para matrícula de alunos na UEM, começando pelo preenchimento do requerimento de matrícula para alunos ingressantes e entregar em conjunto com a documentação requerida, dentro do prazo definido no edital de convocação de matrícula.

Após matriculado no curso o aluno deve renovar sua matrícula todo semestre entregando à secretaria o requerimento de matrícula para alunos regulares; as datas de rematrícula são definidas pelo calendário acadêmico.

UEL

Os candidatos aprovados na UEL devem efetuar sua matrícula através do portal do aluno no link ‘cadastre-se’ e entregar a documentação requerida dentro do prazo definido no edital de convocação de matrícula.

Após matriculado no curso o aluno deve renovar sua matrícula todo semestre através do portal do aluno, as datas de rematrícula são definidas pelo calendário acadêmico.

GUIAS PRÁTICOS PARA CANDIDATOS

Estes guias serão atualizados conforme o lançamento de novos editais de seleção para alunos regulares.