Admissões Alunos Não Regulares

O que significa a modalidade de aluno não regular / aluno especial?

aluno não regular (UEM) ou aluno especial (UEL) é uma pessoa que está matriculada em uma ou mais disciplinas do programa, mas ainda não possui um projeto de pesquisa ou orientador. Essas disciplinas são ofertadas em nível de mestrado e doutorado. Este aluno tem acesso a tudo que acontece dentro da disciplina em que está matriculado, no entanto cursar disciplinas apenas nesta modalidade não dá ao aluno o direito ao titulo de mestre ou doutor.

Os editais para esta modalidade geralmente são lançados durante os meses de fevereiro e julho.

Verifique aqui se há editais abertos.

Por que ser um aluno não regular / especial?

O caminho de aluno não regular/especial tem muitas vantagens, como: reduzir o tempo para conclusão das disciplinas eletivas/optativas do mestrado ou doutorado, conhecer melhor as possibilidades de pesquisa na área de concentração em metodologia de projeto, participar de discussões nas aulas junto aos alunos regulares, além de ser a forma mais simples de ingresso ao mestrado, já que não é exigido do candidato um projeto de pesquisa.

Quais disciplinas eu posso cursar nessa modalidade?

Os alunos não regulares/especiais podem se candidatar a vagas nas disciplinas eletivas/optativas conforme elas forem ofertadas nos editais. As disciplinas obrigatórias e demais atividades de pesquisa do curso são restritas aos alunos regulares.

Quantas disciplinas eu posso cursar nessa modalidade?

Conforme o Art. 38 do Regulamento do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, será concedido o aproveitamento de até 50% do total dos créditos em disciplinas eletivas/optativas exigidos pelo PPU e que apresentem comprovadamente conceito igual ou superior a B ou nota igual ou superior a 7,5 (sete virgula cinco). Isso equivale a um total de 3 disciplinas.

Posso me inscrever para as duas universidades?

Sim, conforme o Art. 11 da Resolução 011/2021-PPU (Coordenação Geral), o candidato a estudante não regular/especial poderá se inscrever nos editais de ambas as instituições associadas, no caso em que estes editais estejam simultaneamente abertos.

Mas vale lembrar que, como os procedimentos de matrícula ocorrem de formas diferentes, se for se candidatar nas duas universidades, o candidato terá de fazer o procedimento duas vezes.

Como funciona o processo seletivo?

Como eu faço para me candidatar nessa modalidade?

Primeiramente, verifique aqui se há editais abertos, depois siga as instruções:

UEM

Para se inscrever pela UEM, o aluno deve seguir os passos descritos no edital de seleção (fazer inscrição no sistema SGIPOS, enviar os documentos por meio de formulário eletrônico etc.), observando as demais normas e prazos estabelecidos no edital.

Após a divulgação dos candidatos selecionados, haverá um edital de convocação para matrícula, no esses candidatos poderão confirmar o interesse pela vaga mediante o recolhimento da taxa de inscrição indicada.

UEL

Para se inscrever pela UEL o aluno deve preencher o formulário online de inscrição para: Mestrado ou Doutorado e enviar os documentos necessários conforme as regras do edital.