Perguntas frequentes para alunos regulares da UEM

  • Quais são os procedimentos para apresentação do comprovante de proficiência?

    Caso não tenha apresentado o comprovante de proficiência no momento da inscrição, o(a) aluno(a) deverá fazê-lo no ato da matrícula, sob pena de indeferimento da mesma – ainda que o(a) aluno(a) tenha sido aprovado(a) em todas as etapas anteriores do processo seletivo. Tal regra vale para todos(as) os(as) ingressantes a partir de 2022, de acordo com a Resolução 010/2021-PPU (Coordenação Geral).

    Para saber as datas e os prazos, é necessário consultar o calendário acadêmico vigente.

    Para saber mais:
  • Quais são os procedimentos para solicitar aproveitamento de créditos?

    O(a) aluno(a) deverá entregar um requerimento acadêmico, assinado por ele(a) e por seu(ua) orientador(a), solicitando que o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas como aluno não regular no PPU ou em outros programas de pós-graduação seja concedido. Deverão ser anexados ao requerimento acadêmico:

    • Declaração/histórico escolar do programa de pós-graduação ou equivalente, contendo código/nome da disciplina, conceito/nota, frequência etc.;
    • Ementa da disciplina;
    • Outros documentos relacionados.

    A solicitação será apreciada em reunião do Conselho Acadêmico da UEM.

    Em caso de aprovação, a coordenação local gera uma resolução concedendo tal aproveitamento, cujos créditos passarão a constar do histórico escolar do(a) aluno(a) junto à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA).

    Para saber mais:
  • Quais são os procedimentos para solicitar prorrogação de prazos?

    O(a) aluno(a) deverá entregar um requerimento acadêmico, assinado por ele(a) e por seu(ua) orientador(a), solicitando prorrogação de determinado prazo (exame, defesa, trancamento de matrícula etc.).

    Deverão ser anexados ao requerimento acadêmico:

    • Declarações;
    • Documentos comprobatórios;
    • Parecer do(a) orientador(a);
    • Outros documentos relacionados à solicitação.

    As deliberações sobre prorrogação de prazos para a finalização do curso e trancamento de matrícula cabem à Coordenação Geral.

    Para saber mais:
  • Quais são os procedimentos e os períodos para matrícula/rematrícula dos(as) alunos(as) regulares?

    O(a) aluno(a) ingressante deverá entregar, no prazo estabelecido pelo calendário acadêmico vigente, o formulário de matrícula, especificando os componentes curriculares que pretende estudar.

    Ao final do primeiro e até o último semestre de vínculo acadêmico, o(a) aluno(a) deverá solicitar a matrícula (rematrícula) semestralmente, de acordo com os prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico vigente, por meio do formulário de matrícula para alunos(as) regulares, assinado por ele(a) e por seu(ua) orientador(a).

    Deve-se indicar nos formulários de matrícula e de rematrícula não apenas as disciplinas optativas, mas também as obrigatórias ofertadas no referido semestre, de acordo com a estrutura curricular vigente do PPU.

    Para saber mais:
  • Quando devem ser entregues os relatórios semestrais e anuais?

    Os(as) alunos(as) do mestrado devem entregar os relatórios de atividades semestralmente. Os(as) do doutorado, anualmente. Os relatórios precisam estar assinados pelo(a) aluno(a) e por seu(a) orientador(a). Os prazos podem ser consultados no calendário acadêmico vigente.

    Para saber mais:
  • Como funcionam as disciplinas de Estágio em Docência na Graduação?

    As disciplinas de estágio em docência são optativas para alunos(as) não bolsistas. No caso dos(as) bolsistas, devem ser cursadas pelo menos uma vez no nível mestrado e duas no nível doutorado, em período vigente ou anterior ao da bolsa.

    Para que possa ser matriculado(a) em disciplina de estágio em docência, o(a) aluno(a) deverá elaborar um plano de atividades de estágio em docência, e protocolá-lo por meio de requerimento acadêmico, assinado por ele(a) e por seu(ua) orientador(a). O pedido será apreciado em reunião do Conselho Acadêmico da UEM.

    Aprovado o plano de estágio, e após o seu cumprimento, o(a) aluno(a) deverá protocolar o relatório de estágio em docência por meio de requerimento acadêmico. A coordenação local tomará ciência do relatório, implantando-o no histórico escolar do(a) aluno(a).

    Para saber mais:
  • Como funcionam os componentes curriculares Atividades Programadas I, II e III?

    Para o mestrado, de acordo com o Regulamento do PPU, será exigida do(a) aluno(a) a integralização de um mínimo de 64 créditos, distribuídos da seguinte forma:

    • 06 créditos em disciplinas obrigatórias.
    • 18 créditos em disciplinas eletivas e atividades programadas.
    • 40 créditos referentes ao desenvolvimento, à apresentação e à defesa de dissertação.

    Atividades Programadas I, II e III pertencem à estrutura curricular do mestrado, não sendo consideradas disciplinas obrigatórias.

    O lançamento no histórico escolar desses componentes depende do(a) aluno(a) do mestrado protocolar requerimento acadêmico, comprovando o cumprimento dos critérios definidos nas ementas da disciplinas por meio de relatório elaborado com a anuência do(a) orientador(a). Esses componentes serão avaliados pelo Conselho Acadêmico da UEM, sendo posteriormente lançados no histórico escolar do(a) aluno(a).

    A Resolução 038/2021-PPU (Coordenação Geral), de 13/12/2021, estabelece a classificação mínima dos periódicos para avaliação do componente curricular Atividades Programadas III.

    Para saber mais:
  • Como funcionam os componentes curriculares Pesquisa Avançada I e II?

    Constituem-se atividades de pesquisa obrigatórias do doutorado:

    1. Pesquisa Avançada I como requisito para exame de qualificação.
    2. Pesquisa Avançada II como requisito para a defesa da tese.

    O lançamento no histórico escolar desses componentes depende do(a) aluno(a) do doutorado protocolar requerimento acadêmico, comprovando o cumprimento dos critérios definidos nas ementas da disciplinas por meio de relatório elaborado com a anuência do(a) orientador(a). Esses componentes serão avaliados pelo Conselho Acadêmico da UEM, sendo posteriormente lançados no histórico escolar do(a) aluno(a).

    Para saber mais:
  • Como requerer banca para o exame de qualificação?

    O exame de qualificação somente será realizado após a integralização dos créditos em disciplinas, dentro de um prazo máximo de 18 meses do início do curso de mestrado e de 24 meses do início do curso de doutorado. No caso do doutorado, também se exige que o(a) aluno(a) já tenha sido(a) aprovado(a) no componente curricular Pesquisa Avançada I.

    A composição da banca examinadora de qualificação deverá seguir o que dispõe a Resolução 018/2021-PPU (Coordenação Geral).

    Para a realização do exame de qualificação, o(a) aluno(a) deverá:

    • Solicitar a realização do exame de qualificação, por meio de requerimento específico, disponível no site do PPU;
    • Sugerir, no requerimento, os membros titulares e suplentes de banca, em definição conjunta com o(a) orientador(a);
    • Anexar 1 (um) exemplar do memorial de qualificação.

    O requerimento deverá ser protocolado com antecedência mínima de 30 (trinta) dias à data do exame e levando-se em consideração as datas de reunião do Conselho Acadêmico da UEM. Cabe ao(à) aluno(a) verificar a disponibilidade e a convergência de agendas de todos os membros para a data e a hora indicadas.

    Após a aprovação em reunião, a coordenação nomeará, por meio de portaria, os membros designados para a banca. Caberá ao(à) aluno(a) o envio da portaria e do memorial de qualificação, em tempo hábil para leitura, aos membros que compõem a banca.

    Para saber mais:
  • Como requerer banca para a defesa de dissertação/tese?

    A defesa de dissertação/tese é requisito para integralização curricular do PPU. A defesa da dissertação de mestrado deverá ocorrer dentro do prazo de 24 meses e a defesa da tese de doutorado no prazo de 48 meses, ambas a contar da data da matrícula do(a) aluno(a), e respeitados os demais prazos previstos no Regulamento do PPU. No caso do doutorado, também se exige que o(a) aluno(a) já tenha sido(a) aprovado(a) no componente curricular Pesquisa Avançada II.

    A composição da banca de defesa de dissertação/tese deverá seguir o que dispõe a Resolução 018/2021-PPU (Coordenação Geral).

    Para a realização da defesa, o(a) aluno(a) deverá:

    • Solicitar a realização da defesa, por meio de requerimento específico, disponível no site do PPU;
    • Sugerir, no requerimento, os membros titulares e suplentes de banca, em definição conjunta com o(a) orientador(a);
    • Anexar 1 (um) exemplar da dissertação finalizada.

    O requerimento deverá ser protocolado com antecedência mínima de 30 (trinta) dias à data da defesa e levando-se em consideração as datas de reunião da Coordenação Geral. Cabe ao(à) aluno(a) verificar a disponibilidade e a convergência de agendas de todos os membros para a data e a hora indicadas.

    Após a aprovação em reunião, a coordenação nomeará, por meio de portaria, os membros designados para a banca. Caberá ao(à) aluno(a) o envio da portaria e da dissertação/tese, em tempo hábil para leitura, aos membros que compõem a banca.

    Para saber mais:
  • Após a aprovação em banca, como deve ser a estrutura geral da versão definitiva da dissertação/tese?

    A versão definitiva da dissertação/tese será de formatação livre, devendo conter, obrigatoriamente, os seguintes elementos na ordem em que se apresenta:

    • Elementos pré-textuais
      • Capa com o nome e logotipo da instituição de ensino e do programa de pós-graduação
      • Folha de rosto com a ficha catalográfica no verso
      • Folha de aprovação assinada pelos membros da banca
      • Agradecimentos, obrigatório para bolsistas, onde deve constar o órgão concessor da bolsa e o número do processo de concessão.
      • Resumo e palavras-chave em português e inglês
      • Sumário
    • Elementos textuais
      • Introdução
      • Desenvolvimento
      • Conclusão
    • Elementos pós-textuais
      • Referências
    Para saber mais:
  • Como posso obter a ficha catalográfica para inserção na entrega da versão definitiva da dissertação/tese?

    Todos os serviços referentes à catalogação e ao fornecimento da ficha catalográfica cabem à Biblioteca Central da UEM (BCE). Os passos e os procedimentos a serem seguidos estão no site da BCE.

    Para saber mais:

    Biblioteca Central da UEM – Sistema de Bibliotecas

  • Quais são os prazos para o depósito da versão definitiva da dissertação/tese, visando à inclusão no Repositório Institucional da UEM?

    A versão definitiva da dissertação/tese deverá ser entregue à secretaria do PPU, no prazo de 5 (cinco) dias após aprovação pelos membros da banca de defesa. Em caso de haver correção na dissertação/tese, a versão definitiva deverá ser entregue no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias.

    Deverão ser entregues presencialmente ou via Correios:

    • Duas cópias impressas da versão definitiva da dissertação/tese.

    Também deverão ser enviados por e-mail:

    • A versão definitiva da dissertação/tese, em formato PDF;
    • Termo de autorização para disponibilização da obra, com declaração de autoria, preenchido, assinado e digitalizado em formato PDF.

    Após o recebimento, serão tomadas as providências para a disponibilização da obra no Repositório Institucional da UEM.

    Para saber mais:
  • Quais são os procedimentos para a emissão de diploma?

    O título de mestre ou doutor será expedido após o(a) aluno(a) ter cumprido todas as exigências do Regulamento do PPU e atendido às seguintes condições:

    • Aprovação da dissertação/tese pela banca examinadora;
    • Correção da dissertação/tese, se constar tal recomendação na ata de defesa;
    • Depósito das versões digital e impressas definitivas junto ao PPU, autorizado pelo(a) orientador(a), de acordo com o disposto na Resolução 018/2021-PPU (Coordenação Geral);
    • Entrega de comprovante de submissão ou aceite ou publicação de pelo menos uma produção científica resultante da pesquisa concluída, com aval e coautoria do(a) orientador(a), a periódicos qualificados no caso do mestrado.
    • Entrega de comprovante de aceite ou publicação de pelo menos duas produções científicas resultantes da pesquisa concluída, com aval e coautoria do orientador, em periódicos classificados, conforme componente curricular Pesquisa Avançada II, no caso de doutorado.
    • Entrega do formulário de opção de diploma (simples/gratuito ou pergaminho/pago).
    • Outros documentos solicitados pela secretaria do PPU.
    Para saber mais:
  • Com qual periodicidade acontecem as reuniões do Conselho Acadêmico (UEM) e da Coordenação Geral?

    As reuniões ordinárias acontecem uma vez por mês para cada instância (Conselho Acadêmico da UEM e Coordenação Geral).

    Para saber mais:
  • Como consultar conceitos e notas atribuídas pelos(as) professores(as)?

    Os conceitos, a frequência e os demais dados atribuídos pelos(as) professores(as) podem ser consultados por meio da Secretaria Acadêmica Virtual (SAV) da UEM.

    Para saber mais:
  • A partir de quando a minha matrícula passa a ter validade? Quais são os prazos?

    Após encerradas todas as etapas do processo seletivo, a homologação do resultado e a solicitação de matrícula em disciplina(s), a matrícula na UEM passa a ter validade a partir do primeiro dia letivo – geralmente no dia 01 de março. É com base nesta data que o cálculo dos prazos máximos (descritos no Regulamento do PPU) deve ser feito.

    A data pode variar, devendo o(a) aluno(a) sempre consultar o calendário acadêmico vigente.

    Para saber mais:
  • Qual é o meu Registro Acadêmico (RA)?

    Os RAs dos alunos(as) da pós-graduação da UEM seguem o seguinte padrão:

    • Para alunos(as) do mestrado: pg4XXXXX (e.g., pg412345)
    • Para alunos(as) do doutorado: pg5XXXX (e.g., pg51234)
    • Para alunos(as) não regulares: pg9XXXXX (e.g., pg912345)

    Antes do início das aulas, a Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) gera os RAs e as credenciais de acesso institucionais, que são enviadas ao e-mail pessoal informado pelo(a) candidato(a) no processo seletivo.

    O RA é adotado como nome de usuário em todos os sistemas institucionais da UEM.

    Para saber mais:
  • Como acessar o meu e-mail institucional?

    Os e-mails da UEM são gerenciados pelo Google Workspace for Education Plus. Para os(as) alunos(as) da pós-graduação, o e-mail segue o padrão pgXXXXXX@uem.br. Para acessá-lo, clique aqui.

    Para saber mais:
  • Como acessar os recursos institucionais (Calendar, Classroom, Drive, Meet etc.)?

    As credenciais de acesso (nome de usuário e senha) são as mesmas utilizadas para acesso ao e-mail (pgXXXXXX@uem.br).

    Para saber mais:
  • Esqueci minha senha de acesso aos sistemas institucionais (Gmail, Classroom, Meet, SAV etc.) ou preciso redefini-la. Como proceder?

    Para recuperar ou redefinir sua senha de acesso aos sistemas institucionais, clique aqui.

    Para saber mais:
  • Como utilizar a rede sem fio da UEM?

    Para utilizar a rede sem fio da UEM, deve-se seguir os passos descritos pelo Núcleo de Processamento de Dados.

    Os alunos da UEM também poderão utilizar a rede sem fio em outras instituições de ensino e de pesquisa – no Brasil e no mundo –, desde que estas que tenham aderido ao eduroam. Neste caso, as credenciais de acesso (usuário pgXXXXXX@uem.br e senha) são as mesmas da UEM.

    Caso visitantes externos venham à UEM, precisem acessar a internet e não tenham acesso ao eduroam, a secretaria do PPU poderá conceder, mediante solicitação, credenciais temporárias de acesso à rede sem fio da UEM.

    Para saber mais:
  • Como emitir a minha carteirinha de estudante?

    O(a) aluno(a) deverá solicitar a emissão da carteirinha de estudante por meio da Secretaria Acadêmica Virtual (SAV).

    Para saber mais:
  • Como emitir atestados de matrícula, declarações, histórico escolar etc.?

    O(a) aluno deverá solicitar a emissão desses documentos por meio da Secretaria Acadêmica Virtual (SAV) ou em contato com a Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA).

    Para saber mais: