Planejamento Estratégico

Comissão responsável:

  • Ercilia Hitomi Hirota (UEL) – presidente
  • Gislaine Elizete Beloto (UEM)
  • Ricardo Dias Silva (UEM)
  • Vera Lucia Tieko Suguihiro (UEL)

O Planejamento Estratégico do PPU para o período de 2021-2025 foi desenvolvido a partir de uma etapa de Problematização, visando compreender as condicionantes para o estabelecimento deste planejamento estratégico, seguido de uma autoavaliação preliminar, à luz dos elementos condicionantes identificados na etapa de problematização: institucionais, relativos ao processo de avaliação na área AUD e resultados da auto avaliação dos anos de 2016 a 2020. Os resultados foram sintetizados em uma planilha SWOT apresentada segundo os critérios especificados na Ficha de Avaliação da área AUD 2020: Programa, formação e impactos na sociedade.

A terceira e última etapa caracterizou-se propriamente como planejamento estratégico. Devido às restrições da pandemia, o planejamento será desenvolvido em dois ciclos. O primeiro, caracterizado como plano inicial (ver documento completo), tendo como resultado a construção da Missão, Visão e Valores do PPU, a identificação dos resultados para a sociedade e um Plano de Metas de Curto Prazo. O segundo ciclo consistirá na revisão deste plano inicial em 2022, com a presença de todo o corpo docente, técnicos envolvidos nas atividades do PPU e representantes de discentes e egressos.

Missão: Capacitar profissionais para promover a transformação do ambiente construído, quer seja na produção do conhecimento científico de caráter metodológico, tecnológico ou histórico-cultural, quer na formação de profissionais que disseminem e utilizem esse conhecimento na proposição de soluções para o desenvolvimento regional ou global.

Visão: Ser uma equipe que trabalha de forma colaborativa e coesa, coerente com as linhas de pesquisa estabelecidas, e reconhecida pela qualidade da formação de seus egressos e que busca ampliar as fronteiras do conhecimento.

Valores: Transformação – Inovação – Comprometimento – Colaboração – Excelência – Pluralidade – Sociedade

Resultados para a sociedade: Formação de pesquisadores aptos a atuarem com visão integradora e sistêmica, com respaldo histórico-cultural, para incrementar as iniciativas de planejamento e expansão das cidades; para atuar na consultoria e junto a órgãos públicos; para subsidiar reflexões sobre o ambiente edificado, agregando valor à sua produção a partir da consideração de metodologias universais e do contexto regional; e para atuar no processo de produção do ambiente construído, tornando as cidades mais sustentáveis.