Área de Concentração – Metodologia de Projeto
A área de concentração em Metodologia de Projeto compreende um processo reflexivo, avaliativo e propositivo, por meio da articulação entre teoria e prática, visando a resolução de problemas do ambiente construído. Com isso, duas são as abordagens principais da área de concentração. A primeira, de forma reflexiva e crítica, consiste na sistematização do processo de concepção e de desenvolvimento de ideias projetuais, de discussão de referências e de processo projetual a partir da circulação de ideias, do patrimônio edificado regional, resgate e documentação da atuação de profissionais locais, das referências da arquitetura e do urbanismo e de suas ressonâncias nas cidades paranaenses. A segunda abordagem, de caráter avaliativo e propositivo, compreende projeto como processo e produto a partir de avaliações para o entendimento das evidências empíricas da relação entre homem e ambiente construído para subsidiar a definição de requisitos, atributos e diretrizes projetuais.
Linha de Pesquisa 1
Referências projetuais: história, modelos e ideias
Visa ao conhecimento histórico e à reflexão crítica sobre modelos e ideias para a compreensão de soluções precedentes, aplicáveis a problemas atuais. Com caráter reflexivo e crítico, inclui a sistematização do processo de concepção e de desenvolvimento de ideias projetuais; a discussão de referências e de processo projetual a partir da circulação de ideias; o patrimônio edificado regional, o resgate e documentação da atuação de profissionais locais; as referências da arquitetura e do urbanismo e suas ressonâncias nas cidades paranaenses.
Linha de Pesquisa 2
Avaliação e subsídios para projeto: processo e produto
Visa à aplicação de procedimentos sistemáticos para o entendimento das evidências da relação entre homem e ambiente construído. Inclui investigações de caráter propositivo no desenvolvimento de projeto, de protótipos, de produção de artefatos, de sistematização de avaliação, de diretrizes e procedimentos.