Logo Uel

Como tramitar qualificação e defesa

ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES E PROFESSORES SOBRE OS PASSOS PARA OS PEDIDOS DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO, DEFESA E ENTREGA DA DISSERTAÇÃO OU TESE APÓS A DEFESA

QUALIFICAÇÃO (Mestrado/Doutorado)

1. O estudante deverá entrar no Portal do Estudante de Pós-Graduação, realizar o pedido de qualificação e aguardar o resultado da avaliação que é feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) para saber se está apto ou não para realização do Exame de Qualificação (aproximadamente duas semanas).
2. Caso o estudante esteja apto, o Programa fará o pedido de homologação da banca por meio do Sistema UEL. Para isso, é necessário que o estudante preencha e entregue na secretaria do Programa o formulário de Indicação de Banca de Qualificação (o formulário poderá ser enviado por e-mail, mas o envio deve ser feito pelo e-mail do orientador).
3. Caso o estudante não esteja apto, o Programa o informará ao estudante e ele deverá regularizar sua situação para, após, realizar o exame de qualificação.
4. Após a realização do Exame de Qualificação o orientador deverá entregar a “Ata de Exame de Qualificação” na secretaria do Programa para que seja feita a conclusão do processo de qualificação do estudante com o cadastramento do resultado do Exame de Qualificação no Sistema UEL.

Quanto ao exame de qualificação é importante que o estudante saiba que:

Para o Exame de Qualificação do Mestrado:

1) Devem compor a Banca do Exame de Qualificação: o orientador e outros 02 (dois) membros com titulação de doutor ou equivalente, ligados preferencialmente, à linha de pesquisa do projeto de pesquisa de dissertação a ser examinado.

2) O estudante deverá entregar cópia do trabalho de dissertação aos membros da banca 30 (trinta) dias antes da data prevista para a realização do Exame de Qualificação. O estudante deverá levar uma cópia de seu trabalho para acompanhar as observações dos membros da banca no dia do exame.

3) O Exame de Qualificação deverá ocorrer até o prazo máximo de 24 meses transcorridos da data da primeira matrícula do estudante no Programa.

4) A apresentação será oral, em língua portuguesa e pública e consistirá numa exposição oral da Dissertação, no tempo mínimo de 20 (vinte) minutos e no máximo de 40 (quarenta) minutos. A Banca arguirá o estudante, após a exposição, sendo o orientador o último a arguir. O estudante deverá responder a cada um dos examinadores.

5) Ao estudante reprovado no Exame de Qualificação permitir-se-á inscrever-se a um novo exame, desde que o período entre o primeiro e o segundo exames não seja superior a 03 (três) meses.

Para o Exame de Qualificação do Doutorado (Turma 2019/2):

1) Devem compor a Banca do Exame de Qualificação: o orientador e outros 04 (quatro) membros com titulação de doutor ou equivalente, ligados preferencialmente, à linha de pesquisa do projeto de pesquisa de tese a ser examinado.

2) O estudante deverá entregar cópia do trabalho de qualificação aos membros da banca 30 (trinta) dias antes da data prevista para a realização do Exame de Qualificação. O estudante deverá levar uma cópia de seu trabalho para acompanhar as observações dos membros da banca no dia do exame.

3) O Exame de Qualificação deverá ocorrer até o prazo máximo de 48 meses transcorridos da data da primeira matrícula do estudante no Programa.

4) A apresentação será oral, em língua portuguesa e pública e consistirá numa exposição oral da Tese, no tempo mínimo de 20 (vinte) minutos e no máximo de 40 (quarenta) minutos. A Banca arguirá o estudante, após a exposição, sendo o orientador o último a arguir. O estudante deverá responder a cada um dos examinadores.

5) Ao estudante reprovado no Exame de Qualificação permitir-se-á inscrever-se a um novo exame, desde que o período entre o primeiro e o segundo exames não seja superior a 06 (seis) meses.

Mais informações sobre o Exame de Qualificação da dissertação ou da tese podem ser obtidas no Regimento do Programa.

DEFESA DA DISSERTAÇÃO

1. Ao final do curso o estudante do mestrado deverá solicitar a defesa da dissertação. Para isso, é necessário que o estudante tenha concluído todas as disciplinas do curso.

2. Para solicitar a defesa da dissertação o estudante deverá enviar para seu orientador, por e-mail, uma cópia da dissertação em extensão DOC e PDF, acompanhado do formulário de Indicação de Banca de Defesa, devidamente preenchido e assinado. Em seguida, o orientador deverá enviar o “Formulário de Indicação de Banca de Defesa” e os arquivos da dissertação em extensão DOC e PDF para o e-mail da secretaria do Programa.

3. Em seguida, o Programa fará o pedido de homologação da Banca de Defesa por meio do Sistema UEL. Atenção: A homologação da banca de defesa é feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (aproximadamente 25 dias) e somente após a homologação da banca é que a defesa poderá ser realizada.

4. Caso haja necessidade de verba para viabilizar a vinda de membros da banca, o estudante deverá solicitar autorização ao coordenador do Programa com 30 dias de antecedência

5. Após a realização da Banca de Defesa da Dissertação o orientador deverá entregar na secretaria do Programa a “Ata de Defesa”, acompanhada dos arquivos com a versão final da dissertação em extensão DOC e PDF, do “Termo de Autorização para a Biblioteca Digital” e do “Termo de Depósito Final da Dissertação”, para as devidas providências.

DEFESA DA TESE

1. Ao final do curso o estudante do doutorado deverá solicitar a defesa da tese. Para isso, é necessário que o estudante tenha concluído todas as disciplinas do curso e tenha comprovado na secretaria do Programa (a comprovação deverá ser feita pelo e-mail do orientador, pois é responsabilidade do orientador verificar o qualis do periódico e impedir a utilização do trabalho por mais de uma única vez e/ou por mais de um único estudante) o aceite de publicação de pelo menos um artigo desenvolvido durante o período do doutorado, em periódicos classificados no “Qualis”/Capes como B3 ou superior, que incluam a coautoria do estudante e do orientador. Para cumprir exigências do Programa, os trabalhos científicos ou qualquer outra produção intelectual só poderão ser utilizados uma única vez e por um único estudante. Atenção: É responsabilidade do orientador verificar o qualis do periódico e impedir a utilização do trabalho por mais de uma única vez e/ou por mais de um único estudante.

2. Para solicitar a defesa da tese o estudante deverá enviar para seu orientador, por e-mail, o comprovante de aceite de pelo menos um artigo referente à tese em revistas científicas especializadas no “Qualis” da CAPES, como B3 ou superior, uma cópia da tese em extensão DOC e PDF, acompanhado do formulário de Indicação de Banca de Defesa, devidamente preenchido e assinado. Em seguida, o orientador deverá enviar o “Formulário de Indicação de Banca de Defesa”, o comprovante de aceite de pelo menos um artigo referente à tese em revistas científicas especializadas no “Qualis” da CAPES, como B3 ou superior e os arquivos da tese em extensão DOC e PDF para o e-mail da secretaria do Programa.

3. Em seguida, o Programa fará o pedido de homologação da Banca de Defesa por meio do Sistema UEL. Atenção: A homologação da banca de defesa é feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (aproximadamente 25 dias) e somente após a homologação da banca é que a defesa poderá ser realizada.

4. Caso haja necessidade de verba para viabilizar a vinda de membros da banca, o estudante deverá solicitar autorização ao coordenador do Programa com 30 dias de antecedência

5. Após a realização da Banca de Defesa da Tese o orientador deverá entregar na secretaria do Programa a “Ata de Defesa”, acompanhada dos arquivos com a versão final da tese em extensão DOC e PDF, do “Termo de Autorização para a Biblioteca Digital” e do “Termo de Depósito Final da Tese”, para as devidas providências.

Quanto à defesa, é importante que o estudante saiba que:

Para a Defesa do Mestrado:

1) Devem compor a Banca de Defesa da Dissertação: o orientador e outros 02 (dois) membros com titulação de doutor. Pelo menos 01 (um) membro deverá ser externo à Instituição ou não participante do Programa.

2) Devem ser designados ainda 02 (dois) membros suplentes para cobrirem as eventuais faltas dos titulares, exceção feita quanto ao orientador que não poderá ser substituído. O primeiro membro suplente não poderá pertencer ao corpo docente do Programa.

3) Excepcionalmente, existindo um coorientador indicado nos termos do Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL, este poderá substituir o orientador, na Banca Examinadora, desde que possua o título de doutor.

4) A dissertação deverá ser entregue de acordo com as normas de apresentação recomendadas pela coordenação do Programa.

5) A presidência da Banca de Defesa será exercida pelo orientador ou seu substituto (coorientador).

6) A apresentação será oral, em língua portuguesa e pública e consistirá numa exposição oral da Dissertação, no tempo mínimo de 20 (vinte) minutos e no máximo de 40 (quarenta) minutos. A Banca arguirá o estudante, após a exposição, sendo o orientador o último a arguir. O estudante deverá responder a cada um dos examinadores.

7) Caso a Banca de Defesa recomende alterações na Dissertação, o estudante aprovado terá 30 (trinta) dias para encaminhar para seu orientador novos arquivos em extensão DOC e PDF, com as alterações sugeridas pela banca, acompanhados do “Termo de Autorização para a Biblioteca Digital” e do “Termo de Depósito Final da Dissertação”.

8) Em seguida, o orientador deverá encaminhar para o e-mail da secretaria do Programa os arquivos com a versão final da dissertação em extensão DOC e PDF, acompanhados do “Termo de Autorização para a Biblioteca Digital” e do “Termo de Depósito Final da Dissertação”. Somente após o recebimento destes documentos é que a coordenação do Programa irá solicitar à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação a emissão do diploma do estudante.

Para a Defesa do Doutorado (Turma 2019/2):

1) A defesa da Tese de Doutorado só poderá ser feita depois de comprovado na secretaria do Programa (a comprovação deverá ser feita pelo e-mail do orientador, pois é responsabilidade do orientador verificar o qualis do periódico e impedir a utilização do trabalho por mais de uma única vez e/ou por mais de um único estudante) o aceite de publicação de pelo menos um artigo desenvolvido durante o período do doutorado, em periódicos classificados no “Qualis”/Capes como B3 ou superior, que incluam a coautoria do estudante e do orientador. Para cumprir exigências do Programa, os trabalhos científicos ou qualquer outra produção intelectual só poderão ser utilizados uma única vez e por um único estudante. Atenção: É responsabilidade do orientador verificar o qualis do periódico e impedir a utilização do trabalho por mais de uma única vez e/ou por mais de um único estudante.

2) Devem compor a Banca de Defesa da Tese: o orientador e outros 04 (quatro) membros com titulação de doutor. Pelo menos 02 (dois) membros deverão ser externos à Instituição ou não participantes do Programa.

3) Devem ser designados ainda 02 (dois) membros suplentes para cobrirem as eventuais faltas dos titulares, exceção feita quanto ao orientador que não poderá ser substituído. O primeiro membro suplente não poderá pertencer ao corpo docente do Programa.

4) Excepcionalmente, existindo um coorientador indicado nos termos do Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL, este poderá substituir o orientador, na Banca Examinadora, desde que possua o título de doutor.

5) A tese deverá ser entregue de acordo com as normas de apresentação recomendadas pela coordenação do Programa.

6) A presidência da Banca de Defesa será exercida pelo orientador ou seu substituto (coorientador).

7) A apresentação será oral, em língua portuguesa e pública e consistirá numa exposição oral da Tese, no tempo mínimo de 20 (vinte) minutos e no máximo de 40 (quarenta) minutos. A Banca arguirá o estudante, após a exposição, sendo o orientador o último a arguir. O estudante deverá responder a cada um dos examinadores.

8) Caso a Banca de Defesa recomende alterações na Tese, o estudante aprovado terá 30 (trinta) dias para encaminhar para seu orientador novos arquivos em extensão DOC e PDF, com as alterações sugeridas pela banca, acompanhados do “Termo de Autorização para a Biblioteca Digital” e do “Termo de Depósito Final da Tese”.

9) Em seguida, o orientador deverá encaminhar para o e-mail da secretaria do Programa os arquivos com a versão final da tese em extensão DOC e PDF, acompanhados do “Termo de Autorização para a Biblioteca Digital” e do “Termo de Depósito Final da Tese”. Somente após o recebimento destes documentos é que a coordenação do Programa irá solicitar à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação a emissão do diploma do estudante.

Mais informações sobre a defesa da dissertação ou da tese podem ser obtidas no Regimento do Programa.

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO/TESE AO PROGRAMA

1. Após a defesa e a arguição, os membros da banca deverão preencher a Ata da defesa. A Ata deverá ser entregue na secretaria do Programa logo após a defesa.

2. O estudante terá no máximo 30 dias para a entrega da dissertação/tese final.

3. O estudante/orientador deverá entregar ao Programa:

(a) Os arquivos com a versão final da dissertação/tese em extensão DOC e PDF.

(b) Termo de Autorização para Biblioteca Digital.

(c) Termo de Depósito Final de Dissertação ou de Tese que deverá estar preenchido e assinado pelo estudante e pelo orientador.

Atenção: Os arquivos da dissertação/tese deverão conter:

→ A ficha catalográfica inserida no corpo da dissertação/tese, atrás da folha de rosto, conforme exigência do Programa de de Pós-Graduação em Análise do Comportamento. A ficha catalográfica é confeccionada pela Biblioteca Central da UEL (https://sites.uel.br/bibliotecas/servicos).

→ Na ficha catalográfica, o número de páginas deve ser o mesmo número da página final da dissertação. Ou seja, o número de páginas da dissertação/tese deve conferir com os dados descritos na ficha catalográfica e na referência acima do resumo e abstract. Para informações sobre preenchimento da ficha catalográfica consultar: tutorial_ficha_catalográfica

→  Com exceção da capa, todas as outras páginas (páginas prefaciais) devem ser contadas. Por essa razão, embora a primeira página a ser numerada seja a da introdução, as páginas anteriores devem ser contadas. Por exemplo, se uma dissertação/tese tem 60 páginas (contando as páginas prefaciais sem contar a capa) na última folha da dissertação o número da página deve ser 60 e, na ficha catalográfica, o número de folhas deve ser 60. → O título da dissertação/tese deverá ser igual ao indicado na ata da defesa.

→ A dissertação/tese deve conter um resumo geral de até 500 palavras e abstract correspondente. Não serão aceitas dissertações/teses contendo apenas o resumo dos artigos.

Caso os itens acima mencionados não sejam atendidos a versão final da dissertação/tese não será aceita pela secretaria/coordenação do Programa.

FORMATAÇÃO DA DISSERTAÇÃO/TESE:

→ Para confecção dos elementos prefaciais da dissertação/tese, usar o modelo fornecido pela Biblioteca Central da UEL páginas prefaciais – elementos pré-textuais

→ As folhas ou páginas prefaciais, exceto a capa, devem ser contadas, mas não numeradas.

→ A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha.

→ Havendo apêndice e anexo, as suas folhas ou páginas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

→ O texto principal da dissertação/tese deve ser digitado usando letra Times New Roman, número 12, espaçamento duplo, justificado.