Logo Uel

Docentes Permanentes

ALEX EDUARDO GALLO

Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Mestre (2001) e Doutor em Educação Especial pela UFSCar (2006), com período no exterior (doutorado sanduíche) no Centre for Children and Families in the Justice System - University of Western Ontario (Canadá) sob supervisão de Linda Baker e Alisson Cunningham. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina no Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. Pesquisa sobre desvios da conduta, especificamente temas relacionados à violência intrafamiliar (de parceiro íntimo, abusos contra crianças e adolescentes) e Análise do Comportamento aplicada a questões de Direitos Humanos, como violência contra minorias e grupos vulneráveis.

Temas para orientação:
  • Análise do Comportamento e Psicologia Forense.
aedgallo@uel.br
Currículo Lattes
CAMILA MUCHON DE MELO

Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Filosofia pela UFSCar. Realizou estágio sanduíche na University of South Austrália, sob a orientação do prof. PhD. Bernard Guerin. Realizou Pós-doutorado no INCT- ECCE, na UFSCar, sob supervisão do prof. PhD. Júlio de Rose (2009-2011), com financiamento da FAPESP. Foi editora Associada da Acta Comportamentalia (2015-2019) e é atualmente da Revista Brasileira de Análise do Comportamento/REBAC (desde 2016), bem como é integrante do corpo editorial da RBTCC (Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitica, da ABPMC). Professora adjunta do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da UEL desde 2012. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento entre 2019-2021, sendo professora permanente do programa desde 2013. Desde de 2018 é membro do Think Tank sobre cultura e Análise do Comportamento, grupo de pesquisadores de universidades brasileiras (UNB, USP, PUC/SP, UFPA, UFSCar, UNIVASF, UniRV, UFG e UEL) e estrangeiras (UNT/University of North Texas, OSLOMET, UNR/University of Nevada). É membro GT 86/Pesquisa Teórica em Análise do Comportamento junto à Anpepp desde 2020. Atualmente atua nas áreas de Epistemologia e Fundamentos do Comportamentalismo Radical e na Análise Comportamental da Cultura.  Além de estudos sobre os compromissos filosóficos do Comportamentalismo Radical, desenvolve pesquisas de naturezas teórica e empírica, na temática da Cultura.

Temas para orientação:
  • Pesquisa teórica-conceitual sobre os compromissos filosóficos da Análise do Comportamento.
  • Pesquisa teórica-conceitual e pesquisa empírica sobre cultura de uma perspectiva comportamentalista radical e da ciência culturo-comportamental.
  • Desenvolvimento e avaliação de intervenções culturais para problemas sociais.
camuchon@uel.br
Currículo Lattes
ResearchGate
CARLOS EDUARDO COSTA (Caê)

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 1994). Mestrado (1997) e Doutorado (2004) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de Pós-Doutorado (2015) junto ao Programa e Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, no Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento (SP). Professor Associado da UEL. Docente permanente e membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento na UEL. Editor Geral do periódico Acta Comportamentalia (2020-2021) e Editor Associado dos periódicos Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC, desde 2005) e Perspectivas em Análise do Comportamento (desde 07/2015) . Membro da REDETAC (www.redetac.org, desde 2018). Membro do Comitê Assessor PROIC (Ciências Humanas) da UEL (2017-2019). Membro do Comitê Assessor de Ciências Humanas da Fundação Araucária (triênio 2017-2019).

Temas para orientação:
  • Resistência do comportamento à mudança.
  • Efeito da história comportamental sobre o comportamento atual.
  • Comportamento governado por regras (especialmente no que se refere à sensibilidade do comportamento às contingências de reforço).
  • Desenvolvimento de instrumentos computadorizados para ensino e pesquisa em Análise Experimental do Comportamento.
  • Economia Comportamental (um tema de pesquisa ainda pouco profícuo, iniciado em 2021).
caecosta@uel.br
Currículo Lattes
http://www.caecosta.com.br/
CARLOS EDUARDO LOPES

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Coordenador do Laboratório de Filosofia e Metodologia da Psicologia (LAFIMEP). Realiza pesquisas na área de História e Filosofia da Psicologia, principalmente nos temas: Compromissos filosóficos do Comportamentalismo Radical; Pragmatismo; Política e Análise do Comportamento.

Temas para orientação:
  • Pesquisa conceitual sobre os compromissos filosóficos da Análise do Comportamento.
  • Interpretação behaviorista radical de fenômenos sociais contemporâneos.
  • Interface entre Análise do Comportamento e outras ciências.

caedlopes@gmail.com
Currículo Lattes
CAROLINA LAURENTI

Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Doutorado (2009) e Mestrado (2004) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realiza pesquisas na área de História e Filosofia da Psicologia, com ênfase nos temas: Pressupostos filosóficos do Comportamentalismo Radical e Questões sociais na Análise do Comportamento.

Temas para orientação:
  • Pesquisa teórico-conceitual sobre os compromissos filosóficos da Análise do Comportamento.
  • Interpretação comportamentalista radical de fenômenos sociais contemporâneos.
  • Interface entre Análise do Comportamento e Estudos de Gênero.

laurenticarol@gmail.com
Currículo Lattes
CÉLIO ROBERTO ESTANISLAU

Psicólogo (UFSC, 1999), mestre em Neurociências (UFSC, 2001), doutor em Psicobiologia (USP-RP, 2005). Pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (2012). Tem anos de experiência de pesquisa e orientação de estudantes na investigação de modelos animais de transtornos comportamentais. Atualmente estuda meditação (principalmente mindfulness) a partir de diferentes perspectivas: Análise do Comportamento, Neuropsicologia, Neurociência Afetiva e Social.

Temas para orientação:
  • Revisão sistemática da aplicação de mindfulness para tratamento de impulsividade.
  • Explicação dos efeitos da mindfulness a partir de princípios de Análise do Comportamento.

celio.estanislau@gmail.com
Currículo Lattes
http://www.uel.br/grupo-pesquisa/psicobio/
GUILHERME BRACARENSE FILGUEIRAS

Possui graduação em Psicologia (2008), mestrado em Análise do Comportamento (2011), doutorado em Ciências Fisiológicas (2016) e pós-doutorado em Análise do Comportamento (2016-19). Atualmente é Professor Adjunto (AD-A) do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (PGAC-CCB) da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos animais de psicopatologia, neuropsicologia e psicofarmacologia.

Temas para orientação:
  • Pesquisas experimentais de transtornos psiquiátricos e do neurodesenvolvimento.
  • O uso de tecnologias e sua relação com o cérebro, comportamento e emoções.
guilhermebf@uel.br
Currículo Lattes
http://www.uel.br/grupo-pesquisa/psicobio/
HERNANDO BORGES NEVES FILHO

Completou Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP). Realizou doutorado-sanduíche na The University of Auckland (Nova Zelândia) e foi bolsista de Pós-Doutorado duas vezes, uma no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO, DOC-FIX CAPES/FAPEG), e outra no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA, PNPD/CAPES). Já atuou como consultor e pesquisador em projetos de iniciativa privada e ONGs relacionados a temas como: urbanismo, análise do comportamento aplicada ao autismo, aceleração de ideias em pesquisa e inovação. Atualmente é editor-chefe da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) e membro do conselho editorial da editora da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Já foi editor especial da revista latinoamericana Acta Comportamentalia e editor-chefe da editora de livros científicos Imagine Publicações (Fortaleza/CE). É também coordenador geral do Grupo de Pesquisa em Criatividade, Inovação, Cognição e Comportamento (CRIACOM).

Temas para orientação:
  • Criatividade: suas origens e produtos sob uma perspectiva comportamental (pesquisa básica, aplicada ou conceitual).
  • Estupidez humana: suas origens e produtos sob uma perspectiva comportamental (pesquisa básica e/ou conceitual).
  • Psicologia e tecnologias: estudos conceituais e empíricos sobre os impactos da era da informação sobre o comportamento (desenvolvimento de Apps para pesquisa e prestação de serviços; estudo da aceitação e difusão de Fake News em uma perspectiva comportamental).
  • História da Psicologia Experimental e interfaces com outras áreas de pesquisa modernas (cognitivismo, historiometria, neurociências, biologia evolutiva, ciência política, antropologia, filosofia da mente, urbanismo e game design).
hernando@uel.br
Currículo Lattes
MARIA CLARA DE FREITAS

Professora adjunta do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Psicóloga, mestre em Educação Especial e doutora em Psicologia – Comportamento e Cognição pela Universidade Federal de São Carlos, com dois pós-doutorados concluídos também pela UFSCar, em 2013 e em 2020. Trabalha na área de educação especial e inclusão educacional, com foco em intervenções comportamentais e desenvolvimento de procedimentos e tecnologias de ensino para pessoas com dificuldades de aprendizagem, deficiência intelectual e autismo.

Temas para orientação:
  • Desenvolvimento e avaliação de intervenções comportamentais, procedimentos e tecnologias de ensino voltados ao público-alvo da educação especial, com foco nas pessoas com dificuldades de aprendizagem, deficiência intelectual e autismo. 
  • Investigações na área da inclusão educacional, em especial mas não exclusivamente em relação ao ensino superior. 
clarafreitas@uel.br
Currículo Lattes
MARIA RITA ZOÉGA SOARES

Graduação em Psicologia (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo - USP (2002/Bolsista CAPES), com tese na área de Psicologia da Saúde. Foi bolsista de Pós-Doutorado duas vezes, uma no Programa de Psicologia da Universidad de Valencia - Espanha (2007/CNPq), e outra no Programa de Psicologia na Universidad Jaume I de Castellón - Espanha (2013/CAPES). Atua como professora sênior e orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da UEL, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participa do Programa de Doctorado en Psicología da Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES) - Argentina. Membro do GT 54 - Psicologia da Saúde em Instituições e na Comunidade da ANPEPP. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia Clínica e da Saúde. Atua com psicóloga clínica no Espaço Comportamental, onde oferece atendimento (presencial e online) na modalidade individual, grupo e casais. ORCID 0000-0002-6712-5209

Temas para orientação:

Estudos teóricos e empíricos sobre:

  • Análise do Comportamento e Psicologia Clínica.
  • Análise do comportamento aplicada ao contexto de saúde: promoção de saúde, preparação de pacientes para submeter-se a ações de saúde e adesão ao tratamento.
ritazoega@hotmail.com
Currículo Lattes
NÁDIA KIENEN

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), linha de pesquisa Análise do Comportamento em organizações, trabalho e aprendizagem. Pós-doutorado pela University of Alabama at Birmingham - EUA (2017). Professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. Líder do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos” do CNPq. Coordenadora do LaBori-UEL – Laboratório de pesquisas em Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos. Atua com ensino e pesquisa na área de Programação de Condições para o desenvolvimento de comportamentos (Programação de ensino) em contextos organizacionais, educacionais e de saúde.

Temas para orientação:
  • Processos de ensino e aprendizagem de comportamentos em contextos escolares e não escolares.
  • Análise do comportamento e capacitação profissional.
  • Programação de ensino aplicada a diferentes contextos
nadiakienen@gmail.com
Currículo Lattes
SILVIA REGINA DE SOUZA ARRABAL GIL

Psicóloga, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Psicologia Clínica pela USP/SP com estágio sanduíche na University of Kansas. Realizou pós-doutorado em Psicologia Experimental na USP e em Motricidade Humana na Universidade Técnica de Lisboa. Professora associada do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento entre 2013-2017. Líder do grupo de pesquisa “Análise do Comportamento: Desenvolvimento e avaliação de tecnologias comportamentais” do CNPq. Analista do comportamento certificada pelo Board Certified Behavior Analyst (BCBA® - certification number 1-19-35098) e coordenadora do LADEJE (Laboratório de Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Educativos). Já atuou como editora associada especial da revista latinoamericana Acta Comportamentalia e é editora associada da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC). Membro do GT 52 - Psicologia da Educação Matemática da ANPEPP.

Temas para orientação:
  • Estudos experimentais e aplicados sobre processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos.
  • Desenvolvimento e avaliação de tecnologias comportamentais para diferentes contextos, em especial, jogos educativos e aplicativos.
  • Equivalência de estímulos: Pesquisas experimentais e aplicadas ao ensino de habilidades acadêmicas (leitura, escrita, matemática etc.).
  • Fair play e o contexto esportivo.
ssouza@uel.br
Currículo Lattes
http://labjogoseducativos.wordpress.com/
VERÔNICA BENDER HAYDU

Doutora em Psicologia na área de concentração da Psicologia Experimental pela USP/SP e estágio pós-doutoral realizado junto à UFSCar com o Prof. Dr. Celso Goyos. Pesquisa sobre processos de aprendizagem e procedimentos de ensino, em estudos sobre leitura, escrita e aritmética, bem como sobre o estabelecimento e a manutenção de classes de estímulos equivalentes. A ênfase dos estudos recai sobre o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias comportamentais, incluindo jogos educativos e a educação ambiental. Pesquisa também aplicações clínicas e educacionais da realidade virtual.

Temas para orientação:
  • Estudos experimentais e aplicados de análise do comportamento humano com base na filosofia do Behaviorismo Radical.
  • Comportamento verbal e comportamento governado por regras, resolução de problemas e equivalência de estímulos.
haydu@uel.br
Currículo Lattes