ALEX EDUARDO GALLO
Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Mestre (2001) e Doutor em Educação Especial pela UFSCar (2006), com período no exterior (doutorado sanduíche) no Centre for Children and Families in the Justice System - University of Western Ontario (Canadá) sob supervisão de Linda Baker e Alisson Cunningham. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina no Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. Pesquisa sobre desvios da conduta, especificamente temas relacionados à violência intrafamiliar (de parceiro íntimo, abusos contra crianças e adolescentes) e Análise do Comportamento aplicada a questões de Direitos Humanos, como violência contra minorias e grupos vulneráveis.
Temas para orientação:
- Análise do Comportamento e Psicologia Forense.
Currículo Lattes
CAMILA MUCHON DE MELO
Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Filosofia pela UFSCar. Realizou estágio sanduíche na University of South Austrália, sob a orientação do prof. PhD. Bernard Guerin. Realizou Pós-doutorado no INCT- ECCE, na UFSCar, sob supervisão do prof. PhD. Júlio de Rose (2009-2011), com financiamento da FAPESP. Foi editora Associada da Acta Comportamentalia (2015-2019) e é atualmente da Revista Brasileira de Análise do Comportamento/REBAC (desde 2016), bem como é integrante do corpo editorial da RBTCC (Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitica, da ABPMC). Professora adjunta do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da UEL desde 2012. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento entre 2019-2021, sendo professora permanente do programa desde 2013. Desde de 2018 é membro do Think Tank sobre cultura e Análise do Comportamento, grupo de pesquisadores de universidades brasileiras (UNB, USP, PUC/SP, UFPA, UFSCar, UNIVASF, UniRV, UFG e UEL) e estrangeiras (UNT/University of North Texas, OSLOMET, UNR/University of Nevada). É membro GT 86/Pesquisa Teórica em Análise do Comportamento junto à Anpepp desde 2020. Atualmente atua nas áreas de Epistemologia e Fundamentos do Comportamentalismo Radical e na Análise Comportamental da Cultura. Além de estudos sobre os compromissos filosóficos do Comportamentalismo Radical, desenvolve pesquisas de naturezas teórica e empírica, na temática da Cultura.
Temas para orientação:
- Pesquisa teórica-conceitual sobre os compromissos filosóficos da Análise do Comportamento.
- Pesquisa teórica-conceitual e pesquisa empírica sobre cultura de uma perspectiva comportamentalista radical e da ciência culturo-comportamental.
- Desenvolvimento e avaliação de intervenções culturais para problemas sociais.
Currículo Lattes
ResearchGate
CARLOS EDUARDO COSTA (Caê)
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 1994). Mestrado (1997) e Doutorado (2004) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de Pós-Doutorado (2015) junto ao Programa e Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, no Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento (SP). Professor Associado da UEL. Docente permanente e membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento na UEL. Editor Geral do periódico Acta Comportamentalia (2020-2021) e Editor Associado dos periódicos Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC, desde 2005) e Perspectivas em Análise do Comportamento (desde 07/2015) . Membro da REDETAC (www.redetac.org, desde 2018). Membro do Comitê Assessor PROIC (Ciências Humanas) da UEL (2017-2019). Membro do Comitê Assessor de Ciências Humanas da Fundação Araucária (triênio 2017-2019).
Temas para orientação:
- Resistência do comportamento à mudança.
- Efeito da história comportamental sobre o comportamento atual.
- Comportamento governado por regras (especialmente no que se refere à sensibilidade do comportamento às contingências de reforço).
- Desenvolvimento de instrumentos computadorizados para ensino e pesquisa em Análise Experimental do Comportamento.
- Economia Comportamental (um tema de pesquisa ainda pouco profícuo, iniciado em 2021).
Currículo Lattes
http://www.caecosta.com.br/
CARLOS EDUARDO LOPES
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Coordenador do Laboratório de Filosofia e Metodologia da Psicologia (LAFIMEP). Realiza pesquisas na área de História e Filosofia da Psicologia, principalmente nos temas: Compromissos filosóficos do Comportamentalismo Radical; Pragmatismo; Política e Análise do Comportamento.
Temas para orientação:
- Pesquisa conceitual sobre os compromissos filosóficos da Análise do Comportamento.
- Interpretação behaviorista radical de fenômenos sociais contemporâneos.
- Interface entre Análise do Comportamento e outras ciências.
Currículo Lattes
CAROLINA LAURENTI
Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Doutorado (2009) e Mestrado (2004) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realiza pesquisas na área de História e Filosofia da Psicologia, com ênfase nos temas: Pressupostos filosóficos do Comportamentalismo Radical e Questões sociais na Análise do Comportamento.
Temas para orientação:
- Pesquisa teórico-conceitual sobre os compromissos filosóficos da Análise do Comportamento.
- Interpretação comportamentalista radical de fenômenos sociais contemporâneos.
- Interface entre Análise do Comportamento e Estudos de Gênero.
Currículo Lattes
CÉLIO ROBERTO ESTANISLAU
Psicólogo (UFSC, 1999), mestre em Neurociências (UFSC, 2001), doutor em Psicobiologia (USP-RP, 2005). Pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (2012). Tem anos de experiência de pesquisa e orientação de estudantes na investigação de modelos animais de transtornos comportamentais. Atualmente estuda meditação (principalmente mindfulness) a partir de diferentes perspectivas: Análise do Comportamento, Neuropsicologia, Neurociência Afetiva e Social.
Temas para orientação:
- Revisão sistemática da aplicação de mindfulness para tratamento de impulsividade.
- Explicação dos efeitos da mindfulness a partir de princípios de Análise do Comportamento.
Currículo Lattes
http://www.uel.br/grupo-pesquisa/psicobio/
GUILHERME BRACARENSE FILGUEIRAS
Possui graduação em Psicologia (2008), mestrado em Análise do Comportamento (2011), doutorado em Ciências Fisiológicas (2016) e pós-doutorado em Análise do Comportamento (2016-19). Atualmente é Professor Adjunto (AD-A) do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (PGAC-CCB) da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos animais de psicopatologia, neuropsicologia e psicofarmacologia.
Temas para orientação:
- Pesquisas experimentais de transtornos psiquiátricos e do neurodesenvolvimento.
- O uso de tecnologias e sua relação com o cérebro, comportamento e emoções.
Currículo Lattes
http://www.uel.br/grupo-pesquisa/psicobio/
HERNANDO BORGES NEVES FILHO
Completou Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP). Realizou doutorado-sanduíche na The University of Auckland (Nova Zelândia) e foi bolsista de Pós-Doutorado duas vezes, uma no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO, DOC-FIX CAPES/FAPEG), e outra no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA, PNPD/CAPES). Já atuou como consultor e pesquisador em projetos de iniciativa privada e ONGs relacionados a temas como: urbanismo, análise do comportamento aplicada ao autismo, aceleração de ideias em pesquisa e inovação. Atualmente é editor-chefe da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) e membro do conselho editorial da editora da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Já foi editor especial da revista latinoamericana Acta Comportamentalia e editor-chefe da editora de livros científicos Imagine Publicações (Fortaleza/CE). É também coordenador geral do Grupo de Pesquisa em Criatividade, Inovação, Cognição e Comportamento (CRIACOM).
Temas para orientação:
- Criatividade: suas origens e produtos sob uma perspectiva comportamental (pesquisa básica, aplicada ou conceitual).
- Estupidez humana: suas origens e produtos sob uma perspectiva comportamental (pesquisa básica e/ou conceitual).
- Psicologia e tecnologias: estudos conceituais e empíricos sobre os impactos da era da informação sobre o comportamento (desenvolvimento de Apps para pesquisa e prestação de serviços; estudo da aceitação e difusão de Fake News em uma perspectiva comportamental).
- História da Psicologia Experimental e interfaces com outras áreas de pesquisa modernas (cognitivismo, historiometria, neurociências, biologia evolutiva, ciência política, antropologia, filosofia da mente, urbanismo e game design).
Currículo Lattes
MARIA CLARA DE FREITAS
Professora adjunta do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Psicóloga, mestre em Educação Especial e doutora em Psicologia – Comportamento e Cognição pela Universidade Federal de São Carlos, com dois pós-doutorados concluídos também pela UFSCar, em 2013 e em 2020. Trabalha na área de educação especial e inclusão educacional, com foco em intervenções comportamentais e desenvolvimento de procedimentos e tecnologias de ensino para pessoas com dificuldades de aprendizagem, deficiência intelectual e autismo.
Temas para orientação:
- Desenvolvimento e avaliação de intervenções comportamentais, procedimentos e tecnologias de ensino voltados ao público-alvo da educação especial, com foco nas pessoas com dificuldades de aprendizagem, deficiência intelectual e autismo.
- Investigações na área da inclusão educacional, em especial mas não exclusivamente em relação ao ensino superior.
Currículo Lattes
MARIA RITA ZOÉGA SOARES
Graduação em Psicologia (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo - USP (2002/Bolsista CAPES), com tese na área de Psicologia da Saúde. Foi bolsista de Pós-Doutorado duas vezes, uma no Programa de Psicologia da Universidad de Valencia - Espanha (2007/CNPq), e outra no Programa de Psicologia na Universidad Jaume I de Castellón - Espanha (2013/CAPES). Atua como professora sênior e orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da UEL, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participa do Programa de Doctorado en Psicología da Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES) - Argentina. Membro do GT 54 - Psicologia da Saúde em Instituições e na Comunidade da ANPEPP. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia Clínica e da Saúde. Atua com psicóloga clínica no Espaço Comportamental, onde oferece atendimento (presencial e online) na modalidade individual, grupo e casais. ORCID 0000-0002-6712-5209
Temas para orientação:
Estudos teóricos e empíricos sobre:
- Análise do Comportamento e Psicologia Clínica.
- Análise do comportamento aplicada ao contexto de saúde: promoção de saúde, preparação de pacientes para submeter-se a ações de saúde e adesão ao tratamento.
Currículo Lattes
NÁDIA KIENEN
Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), linha de pesquisa Análise do Comportamento em organizações, trabalho e aprendizagem. Pós-doutorado pela University of Alabama at Birmingham - EUA (2017). Professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. Líder do grupo de pesquisa “Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos” do CNPq. Coordenadora do LaBori-UEL – Laboratório de pesquisas em Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos. Atua com ensino e pesquisa na área de Programação de Condições para o desenvolvimento de comportamentos (Programação de ensino) em contextos organizacionais, educacionais e de saúde.
Temas para orientação:
- Processos de ensino e aprendizagem de comportamentos em contextos escolares e não escolares.
- Análise do comportamento e capacitação profissional.
- Programação de ensino aplicada a diferentes contextos
Currículo Lattes
SILVIA REGINA DE SOUZA ARRABAL GIL
Psicóloga, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Psicologia Clínica pela USP/SP com estágio sanduíche na University of Kansas. Realizou pós-doutorado em Psicologia Experimental na USP e em Motricidade Humana na Universidade Técnica de Lisboa. Professora associada do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento entre 2013-2017. Líder do grupo de pesquisa “Análise do Comportamento: Desenvolvimento e avaliação de tecnologias comportamentais” do CNPq. Analista do comportamento certificada pelo Board Certified Behavior Analyst (BCBA® - certification number 1-19-35098) e coordenadora do LADEJE (Laboratório de Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Educativos). Já atuou como editora associada especial da revista latinoamericana Acta Comportamentalia e é editora associada da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC). Membro do GT 52 - Psicologia da Educação Matemática da ANPEPP.
Temas para orientação:
- Estudos experimentais e aplicados sobre processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos.
- Desenvolvimento e avaliação de tecnologias comportamentais para diferentes contextos, em especial, jogos educativos e aplicativos.
- Equivalência de estímulos: Pesquisas experimentais e aplicadas ao ensino de habilidades acadêmicas (leitura, escrita, matemática etc.).
- Fair play e o contexto esportivo.
Currículo Lattes
http://labjogoseducativos.wordpress.com/
VERÔNICA BENDER HAYDU
Doutora em Psicologia na área de concentração da Psicologia Experimental pela USP/SP e estágio pós-doutoral realizado junto à UFSCar com o Prof. Dr. Celso Goyos. Pesquisa sobre processos de aprendizagem e procedimentos de ensino, em estudos sobre leitura, escrita e aritmética, bem como sobre o estabelecimento e a manutenção de classes de estímulos equivalentes. A ênfase dos estudos recai sobre o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias comportamentais, incluindo jogos educativos e a educação ambiental. Pesquisa também aplicações clínicas e educacionais da realidade virtual.
Temas para orientação:
- Estudos experimentais e aplicados de análise do comportamento humano com base na filosofia do Behaviorismo Radical.
- Comportamento verbal e comportamento governado por regras, resolução de problemas e equivalência de estímulos.
Currículo Lattes