Logo Uel

Credenciamento Docente

Critérios para credenciamento/descredenciamento de docentes

De acordo com o Regimento do PPG (Resolução CEPE Nº 032/2020):

Art. 10. O credenciamento do docente no Programa será feito pela Comissão Coordenadora.

§ 1º Em cumprimento ao caput deste artigo, a Comissão Coordenadora reunir-se-á anualmente para credenciar docentes ao Programa, podendo, igualmente, descredenciá-los na oportunidade.

§ 2º Para fins de credenciamento ou recredenciamento, é avaliada a produção bibliográfica do docente interessado, definida pelos artigos científicos, livros e capítulos de livros publicados no quadriênio anterior ao pedido de credenciamento.

§ 3º Para fins de credenciamento é exigido que o interessado possua, no mínimo, número de produção igual à média do corpo docente efetivo do Programa no mesmo período; que seja coordenador ou autor de um projeto de pesquisa, preferencialmente aprovado por agências de fomento estadual ou nacional e que tenha orientado ao menos dois estudantes de iniciação científica no último quadriênio. Para credenciamento o docente deverá anexar os comprovantes de sua produtividade científica.

§ 4º Para manter-se como professor permanente o docente deverá ter oito publicações no quadriênio, sendo pelo menos quatro artigos em periódico (com avaliação no Qualis CAPES B3 ou superior). O docente deve ser coordenador ou autor de pelo menos um projeto de pesquisa, preferencialmente aprovado por agências de fomento estadual ou nacional e que tenha orientado ao menos três estudantes de iniciação científica no último quadriênio.

§ 5º O credenciamento ou descredenciamento do docente poderá dar-se também por petição do interessado, por meio de carta dirigida à Comissão Coordenadora do Programa, dentro dos prazos estabelecidos.

Observação: Como parte do novo planejamento estratégico elaborado ao fim do quadriênio 2021-2024, realizaremos algumas alterações regimentais sobre esses critérios. Ampliaremos o conceito de “produção” para englobar outros itens, além dos bibliográficos. Por exemplo, alguns docentes têm o perfil de produção técnica e/ou inserção social mais desenvolvido do que o de produção de artigos ou capítulos de livro. Dessa forma, entendemos que os produtos técnicos ou projetos de impacto social também devam ser considerados como critérios para credenciamento ou recredenciamento dos docentes