O aspecto pictórico em “Sunday morning”, de Wallace Stevens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v41p32

Palavras-chave:

Wallace Stevens, Poesia Estadunidense, Poesia Moderna, Naturezas-Mortas.

Resumo

“Em grande medida, os problemas dos poetas são os problemas dos pintores, e os poetas devem não raro se voltar à literatura da pintura para uma discussão de seus próprios problemas” (Stevens 1957: 187). Assim o poeta moderno estadunidense Wallace Stevens (1879 - 1955) descreve, ele próprio, sua relação com a pintura e seu posicionamento de que as duas artes são quase irremediavelmente conectadas. Ainda que alguns de seus melhores críticos tendam a ignorar essa associação (entre eles estão Harold Bloom, Helen Vendler, Frank Kermode e Eleanor Cook), não é incomum que análises de seus poemas e poética sejam atravessados por essa leitura. Um dos poemas mais explorados nesse sentido é “Sunday Morning” – publicado pela primeira vez em sua obra de estreia, Harmonium, de 1923 –, amplamente louvado como um dos melhores de toda a produção de Stevens. Aqui, além de expor tais leituras, iremos apresentar uma tradução a este poema e propor outras leituras que o relacionem com diversos aspectos da arte pictórica e, em especial, com as naturezas-mortas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandro Palermo Funari, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Estudos da Tradução pela Universidade de São Paulo.

Álvaro Silveira Faleiros, Universidade de São Paulo - USP

Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Universidade de São Paulo, Professor na Universidade de São Paulo

Referências

ANGYAL, Andrew J. “Wallace Stevens’ ‘Sunday Morning’ as Secular Belief.” Christianity and Literature, Baltimore, v. 29, n, 1, p. 30-38, 1979.

BATE, Jonathan. The Song of the Earth. Cambridge: Harvard UP, 2002.

BENAMOU, Michel. Wallace Stevens: Some Relations Between Poetry and Painting, Comparative Literature, Eugene, v. 11, n, 1, p. 47-60, inverno 1959.

BRYSON, Norman. Looking at the Overlooked: Four Essays on Still Life Painting. Londres: Reaktion Books, 1990.

BLOOM, Harold. Wallace Stevens: the Poems of our Climate. Ithaca: Cornell University Press, 1977.

BUTTEL, Robert. Wallace Stevens: The Making of Harmonium. Princeton: Princeton UP, 1967.

COOK, Eleanor. A Reader’s Guide to Wallace Stevens. Princeton: Princeton UP, 2007.

COOK, Eleanor. Poetry, Word-Play, and Word-War in Wallace Stevens. Princeton: Princeton UP, 1988.

COSTELLO, Bonnie. Effects of an Analogy: Wallace Stevens and Painting. Albert Gelpi. Wallace Stevens: The Poetics of Modernism. Cambridge: Cambridge UP, 1985. 65-85.

FESHBACH, Sidney. A Pretext for Wallace Stevens’ “Sunday Morning.” Journal of Modern Literature, Bloomington, v. 23, n. 1, p. 59-78, verão 1999.

HELMS, W. Travis. Blowing Clover, Falling Rain: A Theological Commentary on the Poetic Canon of the American Religion. Eugene: Pickwick Publications, 2020.

KERMODE, Frank. Wallace Stevens. Edinburgh: Oliver and Boyd, 1960.

SERIO, John N. The Cambridge Companion to Wallace Stevens. Cambridge: Cambridge UP, 2007.

STEVENS, Holly, ed. Letters of Wallace Stevens. Los Angeles: U of California P, 1996.

STEVENS, Wallace. Harmonium. Londres: Faber and Faber, 2001.

STEVENS, Wallace. Opus Posthumous. New York: Alfred A. Knopf, 1957.

STEVENS, Wallace. The Necessary Angel: Essays on Reality and the Imagination. New York: Alfred A. Knopf, 1951.

VENDLER, Helen. On Extended Wings: Wallace Stevens’ Longer Poems. Cambridge: Harvard UP, 1969.

VENDLER, Helen. “Stevens and Keats’ ‘To Autumn’.” Robert Buttel & Frank Doggett. Wallace Stevens: A Celebration. Princeton: Princeton UP, 1980. 171-195.

VENDLER, Helen. “Stevens and the lyric speaker”. John Serio. The Cambridge Companion to Wallace Stevens.Cambridge: Cambridge UP, 2007. 133-148.

VENDLER, Helen. Wallace Stevens: Words Chosen out of Desire. Knoxville: U of Tennessee P, 1984.

WINTERS, Yvor. In Defense of Reason. Denver: Swallow, 1947.

Downloads

Publicado

24-02-2022

Como Citar

FUNARI, A. P.; FALEIROS, Álvaro S. O aspecto pictórico em “Sunday morning”, de Wallace Stevens. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 41, p. 32–47, 2022. DOI: 10.5433/1678-2054.2021v41p32. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/44093. Acesso em: 29 mar. 2024.