Entre perdas e repetições: o realismo traumático em Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2020v39p36

Palavras-chave:

Romance brasileiro, Daniel Galera, Barba ensopada de sangue, Realismo traumático

Resumo

O artigo propõe uma leitura do romance Barba ensopada de sangue (2012), de Daniel Galera, que parte de sua relação com a tradição realista, que repercute na literatura brasileira contemporânea, para a investigação das marcas do realismo traumático na obra, especialmente as repetições que são estabelecidas entre o protagonista e seu avô. Para tal, foram retomadas reflexões, especialmente de Schøllhammer (2013) sobre as marcas do realismo na prosa brasileira, de Ginzburg (2002) sobre a repercussão da estética do trauma no Brasil e de Foster (2017 e 2020) sobre o realismo traumático como categoria importante para a compreensão das artes na atualidade. Percebe-se na obra a centralidade do tema da perda, posto como trauma simultaneamente repetido e deslocado, e sua relação com um padrão de masculinidade que insiste em ressurgir. Destaca-se também a importância da cadela Beta na narrativa como figura simbólica que tensiona o paralelismo de modo a evitar que o padrão de repetição se torne simples cópia.

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Biografia do Autor

Nelson Eliezer Ferreira Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

Professor da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

FERREIRA JÚNIOR, N. E. Entre perdas e repetições: o realismo traumático em Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 39, p. 36–47, 2020. DOI: 10.5433/1678-2054.2020v39p36. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/41390. Acesso em: 18 abr. 2024.