A mediação do professor no ensino de literatura: os discursos oficiais e acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v31p82

Palavras-chave:

Literatura, Professor, Mediação, Leitor

Resumo

As campanhas públicas e privadas de incentivo à leitura, o aumento de pesquisas acadêmicas e publicações de livros e periódicos destinando espaços para debater a formação de leitores e o ensino de literatura na escola e fora dela, têm corroborado o esforço e a permanência para a construção de propostas de fomento à leitura no Brasil. Também, nessa esteira, as políticas públicas vêm se intensificando e se valendo do empenho de todos para apresentar novos paradigmas às concepções e práticas de leitura na escola, provocando a reorganização nas rotinas tradicionais do ensino de literatura nos currículos e nas atividades da sala de aula, e, sobretudo, na formação e na praxis do professor. Assim, refletindo sobre esse contexto de transformações na escola, no ensino de literatura e, principalmente, no papel que o professor deve assumir diante da necessidade de formar leitores, o presente artigo intenciona evidenciar como os discursos oficiais e acadêmicos explicitam a “nova” função do professor ao também assumir o papel de mediador e articulador da leitura literária na escola.

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Biografia do Autor

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

SEGABINAZI, D. M. A mediação do professor no ensino de literatura: os discursos oficiais e acadêmicos. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 31, p. 82–93, 2016. DOI: 10.5433/1678-2054.2016v31p82. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/27152. Acesso em: 18 abr. 2024.