Incidências fotográficas na poesia de Drummond

Autores

  • Thayane Morais Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Luiz Henrique Carvalho Penido Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2016v32p32

Palavras-chave:

Poesia brasileira, Literatura enquanto fotografia, Metonímia, Metáfora

Resumo

Neste trabalho, propomos estudar dois poemas de Carlos Drummond de Andrade, “Evocação mariana” e “Retrato de família”, a fim de identificar as cadeias metonímicas e metafóricas do poema enquanto figurações fotográficas. Em “Retrato de família”, a metonímia se configura como uma força específica provocada pelo punctum, enquanto as metáforas correspondem às transfigurações das impressões do poeta diante do retrato. No poema “Evocação mariana”, a visão do poeta é semelhante à visão do fotógrafo e, nesse sentido, a palavra poética é um dispositivo visual utilizado para mediar as figurações de sentido.

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Biografia do Autor

Thayane Morais Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Literários - NEL (Grupo de pesquisa).

Luiz Henrique Carvalho Penido, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Letras na área de Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMG.

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Publicado

07-08-2017

Como Citar

SILVA, T. M.; PENIDO, L. H. C. Incidências fotográficas na poesia de Drummond. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 32, p. 32–42, 2017. DOI: 10.5433/1678-2054.2016v32p32. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/26398. Acesso em: 16 abr. 2024.