Maria Bethânia em Pássaro da Manhã: o Diálogo Interartes no Trabalho dos Neorrapsodos

Autores

  • Renato Forin Jr. Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v25p29

Palavras-chave:

Maria Bethânia, Pássaro da Manhã, Poesia oral, Dramaturgia rapsódica

Resumo

Em 1977, Maria Bethânia estreou o espetáculo Pássaro da Manhã. A montagem, dirigida por Fauzi Arap, conjugava canções e textos literários para a elaboração de uma dramaturgia intertextual, com subtexto político, pró-anistia. O show é um bom exemplo da forma que Maria Bethânia desenvolve pelo menos desde o início da década de 1970 e que põe em diálogo teatro, música, literatura e manifestações visuais. Tal performance, ao passo que traz características da chamada “dramaturgia rapsódica”, segundo conceito de Jean-Pierre Sarrazac, liga-se a um fazer poético original, vinculado à voz e típico de culturas orais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renato Forin Jr., Universidade Estadual de Londrina

Mestre e Doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BAILLET, Florence & Clémence Bouzitat. “Montagem e colagem”. Jean-Pierre Sarrazac, org. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. 119-123.

COSTA, Iná Camargo. Sinta o Drama. Petrópolis: Vozes, 1998.

DAVINI, Silvia Adriana. “Voz e Palavra – Música e Ato.” Cláudia Neiva de Matos et al, orgs. Palavra Cantada: Ensaios sobre Poesia, Música e Voz. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008. 307-315.

FAOUR, Rodrigo. “Pássaro da Manhã” (1977). Intérprete: Maria Bethânia. MARIA BETHÂNIA. Pássaro da Manhã. Rio de Janeiro: Universal music, 2006. 1 CD.

MARIA BETHÂNIA. Entrevista Concedida a Marília Gabriela. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Esq_7qcGg6I>. Acesso em: 12 set. 2012.
MOTA, Marcus. A Dramaturgia Musical de Ésquilo: Investigações sobre Composição, Realização e Recepção de Ficções Audiovisuais. Brasília: Ed. UnB, 2008.

MOTTA, Nelson. “Bethânia em Cena: Esperança, Liberdade e Corações Apaixonados”. O Globo (Rio de Janeiro) 24 jan. 1977.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. “Introdução à Melopoética: a Música na Literatura Brasileira”. Solange Ribeiro de Oliveira et al. Literatura e Música. São Paulo: Senac, 2003. 17-48.

ROCHA, José Maria. Pássaro da Manhã [mensagem pessoal]. Mensagem recebida impressa por Renato Forin Jr. em 21 out. 2011.

SANTOS, Joaquim Ferreira dos. “A Otimista”. Veja (São Paulo) (1977).

SARRAZAC, Jean-Pierre, org. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

SARRAZAC, Jean-Pierre, org. O Futuro do Drama. Porto: Campo das Letras, 2002.

SCHURÉ, Eduardo. Historia del Drama Musical. Buenos Aires: Editorial Schapire, 1945.

TATIT, Luiz. O Século da Canção. Cotia: Ateliê editorial, 2004.

WISNIK, José Miguel. Sem Receita. São Paulo: Publifolha, 2004.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

30-11-2013

Como Citar

FORIN JR., R. Maria Bethânia em Pássaro da Manhã: o Diálogo Interartes no Trabalho dos Neorrapsodos. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 25, p. 29–40, 2013. DOI: 10.5433/1678-2054.2013v25p29. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25100. Acesso em: 28 mar. 2024.