Iracema Voou?!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v24p5

Palavras-chave:

Mulher, Feminismos, Gênero, Migração, Globalização

Resumo

Neste artigo, a partir da letra da música “Iracema Voou” de Chico Buarque, levantam-se questões não atentadas pelos estudos de gênero, em sua crítica às ondas feministas. Entre essas, destaca-se, em sua crise atual, a globalização, cujos princípios universais e totalizantes reportam-se ainda às metanarrativas da racionalidade ocidental. Tal coordenada econômica é vista aqui como fator interveniente à causa da mulher migrante, mesmo diante do suposto reconhecimento da valorização do multiculturalismo e da hibridação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Maria Pereira do Sacramento, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Referências

ALENCAR, José de. 1991. Iracema (1865). São Paulo: Ática.

ALTHUSSER, Louis. 1975. Pour Marx. Paris: François Maspero.

BHABHA, Homi. 2012. “Homi Bhabha e o valor das diferenças”. Por Fernando Eichenberg. http://oglobo.globo.com/blogs/posts/2012/01/14/homibhabha-o-valor-das-diferenças-426300.asp

BUARQUE DE HOLANDA, Chico. 1998. “Iracema voou”. Chico ao Vivo, CD duplo. Rio de Janeiro: Universal.

BUTLER, Judith. 1999. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. G. Lopes Louro, org. O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica. 151-172.

CANCLINI, Nestor Garcia. 2005. Diferentes, Desiguais e Desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: UFRJ.

CASTORIADIS, Cornelius. 1990. Le Monde Morcelé: Les carrefours du labyrinthe. Paris: Seuil.

DERRIDA, Jacques. 2008. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva.

DERRIDA, Jacques. 2009. A escrita e a diferença. São Paulo: Perspectiva.

FOUCAULT, Michel. 1997. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

FOUCAULT, Michel. 1997. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes.

FOUCAULT, Michel. 1999. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes.

FOUCAULT, Michel. 2003. História da loucura na idade clássica. São Paulo: Perspectiva.

GUILLAUMIN, Colette. 1992. Sexe, race et pratique de pouvoir. L’idée de Nature. Paris: Côté-femmes.

HABERMAS, Jürgen. 2011 “Rendons l’Europe plus démocratique!” Le Monde Cahier Idée (25 oct).

HAESBAERT, Rogério. 2007. Identidades e territórios: questões e olhares contemporâneos. Rio de Janeiro: Acces.

HALL, Stuart. 2004. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

HALL, Stuart. 2008. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: UNESCO.

LYOTARD, Jean-François. 1989. A Condição Pós-moderna. Lisboa: Gradiva.

LUKÁCS, Georges. 1974. L’âme et les formes. Paris: Gallimard.

MARX, Karl. 2003. Contribuição à Crítica da Economia Política. Rio de Janeiro: Martins Fontes.

ORTIZ, Renato. 2005. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense.

SASSEN, Saskia. 2009. La Globalisation. Une sociologie. Paris: Gallimard.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. 1993. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil- 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras.

SCHWARZ, Roberto. 1981. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades.

UNESCO. 2008. People on the Move. Handbook of selectes terms and concepts. The Hague Process on Refugees and Migration (THP Foudation) and UNESCO, 12. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001636/163621e.pdf Acesso em: 26/06/2012.

Downloads

Publicado

30-12-2012

Como Citar

SACRAMENTO, S. M. P. do. Iracema Voou?!. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 24, p. 5–15, 2012. DOI: 10.5433/1678-2054.2012v24p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25036. Acesso em: 19 abr. 2024.