A representação do sujeito moderno entre o simbolismo e a geração de Orpheu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2012v23p67

Palavras-chave:

Mímesis, Representação do sujeito soderno, Geração de Orpheu

Resumo

O presente artigo propõe uma leitura dos poemas “Final” (Camilo Pessanha), “Impressões do Crepúsculo” (Fernando Pessoa) e “16” (Mario de Sá-Carneiro), a fim de investigar seus pontos de convergência, propondo-se a afirmação de que os textos em questão são representativos de uma nova maneira de se perceber o sujeito na viragem do século XIX ao XX, apresentando-os como produções emblemáticas de um novo conceito de mímesis que se estabeleceu a partir da ruptura de Kant com a tradição metafísica cartesiana.

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Biografia do Autor

Rodrigo Xavier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

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Publicado

30-09-2012

Como Citar

XAVIER, R. A representação do sujeito moderno entre o simbolismo e a geração de Orpheu. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 23, p. 67–77, 2012. DOI: 10.5433/1678-2054.2012v23p67. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25032. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos