O contexto de enunciação e as condições sócio-políticas de encenação da peça Le Demi-monde, de Alexandre Dumas Filho

Autores

  • Silvia Pereira Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v14p88

Palavras-chave:

Drama burguês, Enunciação, Campo literário

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de explorar as condições sócio-políticas que levaram o autor Alexandre Dumas filho a optar pelo Théâtre du Gymnase para estréia de sua peça Le Demi-Monde, em 1855. Utilizamos como fonte o prefácio presente na coletânea Teatro Completo, publicada em 1898, no qual o autor explica suas razões para escrever a peça, expondo sua reflexões sobre este teatro e os motivos da recusa do convite para a representação no Théatre-Français. O quadro teórico, por sua vez, compreende a especificidade do diálogo teatral e sua tripla situação de enunciação, conceitos encontrados em Pragmática para o discurso literário, de Dominique Maingueneau (1996).

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Biografia do Autor

Silvia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado

24-03-2016

Como Citar

SANTOS, S. P. O contexto de enunciação e as condições sócio-políticas de encenação da peça Le Demi-monde, de Alexandre Dumas Filho. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 14, p. 88–96, 2016. DOI: 10.5433/1678-2054.2008v14p88. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24899. Acesso em: 19 abr. 2024.