Machado, espectador de Alencar: a cena interdiscursiva na segunda metade do século XIX

Autores

  • Valeria Rosito FAETEC

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v14p24

Palavras-chave:

Teatro no século XIX, José de Alencar, Machado de Assis, interdiscursividade, Nineteenth century theater, interdiscursivity

Resumo

Essas anotações se debruçam sobre a peça alencariana “O que é o casamento?”, de 1861, e prosa ficcional de Machado de Assis, em seu conto “Curiosidade”, de 1879. A “precipitação conteudística” que Peter Szondi nomeia é própria da síntese historicamente condicionada das contradições de um tempo. Discutimos a contribuição de Machado para este fim, com o refinamento de sua prosa ficcional, a antecipação de tendências claramente modernas relativas ao trânsito do sujeito-fetiche, a forte negociação com o público leitor/espectador e a superação concreta e interdiscursiva da dramaturgia sua contemporânea, na qual José de Alencar ocupava lugar de destaque.

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Biografia do Autor

Valeria Rosito, FAETEC

Mestre em Estudos Literários pela State University of New York. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado

24-03-2016

Como Citar

ROSITO, V. Machado, espectador de Alencar: a cena interdiscursiva na segunda metade do século XIX. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 14, p. 24–35, 2016. DOI: 10.5433/1678-2054.2008v14p24. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24893. Acesso em: 29 mar. 2024.