Flaubert: entre a forma e o informe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2007v10p99

Palavras-chave:

Flaubert, Literatura como prática de si, Forma e informe

Resumo

Trata-se de analisar o trânsito entre as duas obras mais radicalmente diversas de Gustave Flaubert: Madame Bovary e As tentações de Santo Antão. Na primeira, voltando sua atenção para os assuntos burgueses e efetuando uma observação crua do presente, o escritor persegue os princípios do realismo literário. Na segunda, totalmente alheia aos princípios de verossimilhança realista, Flaubert se deixa guiar por um lirismo desenfreado, mergulha nos assuntos místicos e dá vazão às mais altas aspirações temáticas. Do primor pela ordem ao fascínio delirante por uma dissolução mística, o exercício da escrita, em Flaubert, responderia a uma tentativa de conciliação entre o amor da forma e o desejo do informe.

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Biografia do Autor

Carla Miguelote, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

22-06-2007

Como Citar

MIGUELOTE, C. Flaubert: entre a forma e o informe. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 10, p. 99–106, 2007. DOI: 10.5433/1678-2054.2007v10p99. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24832. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos