Nos limites da narrativa: cidade de deus e a dramatização da estrutura social brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2007v9p77

Palavras-chave:

Modernidade, Ficção, Favela, Narração, modernity, fiction, favela, narration

Resumo

Estudo da narrativa Cidade de Deus, de Paulo Lins, tendo como foco a questão de como seu texto se relaciona com a construção crítica da modernidade brasileira e consegue sustentar-se como um universo autônomo do extrafictício. Embora tenha estreitos vínculos com a realidade exterior, o romance adquire valor como obra ficcional devido a seus componentes formais, como a configuração do seu espaço narrativo, o discurso do narrador, a influência da abordagem etnográfica e da linguagem popular marcada pela criatividade das gírias.

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Biografia do Autor

Lívia Lemos Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado

20-03-2016

Como Citar

DUARTE, L. L. Nos limites da narrativa: cidade de deus e a dramatização da estrutura social brasileira. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 9, p. 77–90, 2016. DOI: 10.5433/1678-2054.2007v9p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24803. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos