A observação científica e o romance como experimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2006v8p51

Palavras-chave:

Fotografia, Mídia, Zola, Literatura

Resumo

Este artigo analisa O romance experimental (1880) de Emile Zola dentro do contexto medial do século XIX. Seu ensaio objetiva desligar a literatura contemporânea dos parâmetros românticos e direcionar seus procedimentos em direção à observação visual empírica, aproximando assim a literatura ao discurso e à praxe científica. Para tal, a fotografia como medium idealizado da observação exata e objetiva torna-se uma referência discursiva importante em suas reflexões teóricas. O presente trabalho também avalia suas propostas poetológicas no contexto histórico da diferenciação social e o surgimento de áreas comunicativas e funcionais específicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michael Korfmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BAUDELAIRE, Charles. 1989. “Der Salon 1859“. In: Sämtliche Werke. v. 5. München/Wien: Hanser. 127-212.

BERG, William J. 1992. The visual Novel. Emile Zola and the Art of his Time. University Park, Pa: Pennsylvania State University Press.

BUISINE, Alain. 1992. “Les chambres noires du roman”. In: Les cahiers Naturalistes, n° 66. Villiers sur Morin. 243-268.

COHENOFF, Alfred. 1987. “Zola - romancier photographe”. In: Etudes de littérature et de linguistique françaises of ertes au Prof. Bannit. Tel Aviv: Publications du département de français de l’Université de Tel-Aviv. 44-49.

DIDI-HUBERMANN, Georges. 1982. L’ invention de l’ hystérie. Paris: Macula.

EISELE, Ulf. 1982. “Realismus-Theorie”. In: GLASER, Horst Albert (Hg.). Deutsche Literatur. Eine Sozialgeschichte. v. 7. Reinbek b. Hamburg: Rowohlt. 36-46.

FONTANE, Theodor. 1963. Sämtliche Werke. v. 3. München: Hanser.

POE, Edgar Allan. 1840. “The Daguerreotype”. In: A lexander’s Weekly Messenger. January 15, 1840. Disponível em:< http:/ / www.daguerre.org/ resource/ texts/ poe.html>. Acesso em 21 de dezembro de 2005.

GEIMER, Peter. 2002. Ordnungen der Sichtbarkeit. Frankfurt/ M.: Suhrkamp.

HAWTHORNE, Nathaniel. 1984. TheCentenary Edition of theWorks of Nathaniel Hawthorne. Vol. XV, The Letters 1813-1843. Ohio: Ohio State University Press.

LEPENIES, Wolf. 1976. Das Ende der Naturgeschichte. Frankfurt/ M.: Suhrkamp.

MAUPASSANT, Guy. 1991. NotreCoeur. Paris: GF- Flammarion.

MITRY, Jean. 1975. Schriftsteller als Photographen 1860-1910. Luzern/ Frankfurt/ M.,: Bucher Verlag.

MITTERAND, Henri. 1987. “La gênese du roman zolien“. In: Leregard et lesigne. Poétiquedu roman réaliste et naturaliste. Paris: PUF. 37-54.

SCHILLER, Friedrich. 1967. Briefwechsel mit Goethe. Stuttgart: Cotta.

THE CORSAIR. April 13, 1839. Disponível em:<http:/ / www.daguerre.org/ resource/ texts/ corsair.html>. Acesso em: 21 de dezembro de 2005.

WILDE, Oscar. 1970. The artist as critic. London: Allen.

ZOLA, Emile. 1904. Der Experimentalroman. Leipzig: J. Zeitler.

ZOLA, Emile. 1966-1970a. Œuvres complètes. v. 10. Ed. por Henri Mitterand. Paris: Cercle du Livre.

ZOLA, Emile. 1966-1970b. Œuvres complètes. v. 11. Ed. por Henri Mitterand. Paris: Cercle du Livre.

ZOLA, Emile. 1983. “Lettre à Henry Céard Paris, 22 mars 1885”. In: Correspondance. v. 5. Montréal/ Paris: Presses de l’Université de Montréal/ Éditions du CNRS. 248-251.

ZOLA, Emile. 1991. Ecrits sur l’art. Paris: Gallimard.

ZOLA, François Emile e Massin. 1992. Emile Zola Photograph. München: Schirmer/ Mosel.

Downloads

Publicado

19-03-2016

Como Citar

KORFMANN, M. A observação científica e o romance como experimento. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 8, p. 51–66, 2016. DOI: 10.5433/1678-2054.2006v8p51. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24789. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos