Latino-americanismo e orientalismo: Roberto Schwarz, Silviano Santiago e Edward Said

Autores

  • Renata Telles Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2004v4p71

Palavras-chave:

Crítica literária, Pós-colonialismo

Resumo

O objetivo deste ensaio é estudar algumas diferenças e semelhanças no pensamento de três críticos distintos, a partir de um ponto comum que inquieta a todos: a relação cultural entre a metrópole ocidental e seu outro, o oriente, seja ele o Brasil ou a Palestina. Atravessados pela questão da identidade e da resistência em regiões não-metropolitanas, Roberto Schwarz, Silviano Santiago e Edward Said, ensaiam alternativas distintas para o problema, mais do que nunca contemporâneo: no presente da globalização e do império, como não reproduzir o discurso hegemônico ao trabalhar com categorias como pluralismo, hibridismo e desierarquização?

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Telles, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. (Trad. Anamaria Skinner). Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

DERRIDA, Jacques. No escribo sin luz artificial (entrevista concedida a Thomas Assheuer). Valladolid: Cuatro Ediciones, 1999.

DERRIDA, Jacques. Fé e saber: as duas fontes da “ religião” nos limites da simples razão.

DERRIDA, J. e VATTIMO, G.(Orgs.). A religião. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

HARDT, M. e NEGRI, A. Empire. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

MOREIRAS, Alberto. A exaustão da diferença: a política dos estudos culturais latino-americanos (Trad. Eliana de Lima Reis e Glaucia Gonçalves). Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2001.

SAID, Edward W. L’outsider. Disponível na internet: www.peripheries.net/ gsaid.htm.

SAID, Edward W. Orientalism. (2 ed) New York: Vintage Books, 1979.

SAID, Edward W. The worl, the text and the critic. Cambridge: Harvard U P, 1983.

SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. (Trad. Denise Bottman). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio. (Trad. Pedro Maia Gomes). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SANTIAGO, Silviano. Entrevista. WOLF, Jorge H. Telquelismos latino-americanos: a teoria francesa no entre-lugar dos trópicos. Tese de doutorado. UFSC, março de 2002.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural (2 ed.). Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SANTIAGO, Silviano. Apesar de dependente, universal. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

SCHWARZ, Roberto. Duas meninas na periferia do capitalismo. (entrevista concedida a Fernando de Barros e Silva). Caderno “ Mais!. Folha de S. Paulo. 01/ junho/ 1997.

SCHWARZ, Roberto. Nacional por subtração. Que horas são? ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

SCHWARZ, Roberto. As idéias fora de lugar. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977.

Downloads

Publicado

17-03-2016

Como Citar

TELLES, R. Latino-americanismo e orientalismo: Roberto Schwarz, Silviano Santiago e Edward Said. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 4, p. 71–87, 2016. DOI: 10.5433/1678-2054.2004v4p71. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24738. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos