- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Conselho Editorial
- Diretrizes éticas de publicação
- Chamadas abertas
- Diretrizes de avaliação
- Participação de autores externos à instituição
- Indexadores de periódicos
- Detecção de plágio
Foco e Escopo
Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.
Seu título é uma homenagem à revista modernista homônima.
A revista acolhe e divulga estudos críticos, entrevistas e resenhas na área de Estudos Literários. Os artigos devem trazer contribuição relevante para o conhecimento científico e o debate crítico na área de Estudos Literários. As entrevistas se destinam à discussão de um problema relevante com um especialista, e as resenhas à divulgação e apreciação crítica de livros publicados recentemente na área de Estudos Literários. As entrevistas e as resenhas são feitas por professores/pesquisadores convidados pela Comissão Editorial.
Os originais podem ser apresentados em português, inglês, francês ou espanhol (nas línguas estrangeiras, o autor deve ser falante nativo). Nenhuma taxa é cobrada para submissão ou publicação de artigos nem para a leitura de artigos publicados.
As diretrizes para a submissão de artigos pelos autores podem ser lidas no sequinte linque: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/about/submissions#authorGuidelinesA Comissão Editorial reserva o direito de publicar artigos de convidados, desde que renomados em sua área de atuação.
Políticas de Seção
Expediente e Apresentação
![]() |
![]() |
![]() |
Artigos
Política padrão de seção
![]() |
![]() |
![]() |
Resenhas
![]() |
![]() |
![]() |
Vária
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os textos submetidos à revista, sem exceção, serão avaliados por dois pareceristas externos ao Conselho Editorial e à Comissão Editorial , mantido o anonimato mútuo ou o duplo cego. Em caso de divergência, é consultado um terceiro parecerista.
- Os pareceristas são selecionados em conformidade com sua especialidade, a partir de análise de seus currículos na base Lattes.
- Material submetido por autor vinculado a uma instituição não poderá ser avaliado por parecerista vinculado a mesma instituição (artigo da Unicamp não pode ser avaliado por parecerista vinculado à Unicamp, por exemplo).
Periodicidade
São publicados, no mínimo, dois volumes anualmente.
O formato de cada volume preserva, pelo menos, setenta e cinco por cento de seu espaço para contribuições externas ao Programa de Pós-graduação em Letras da UEL.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Conselho Editorial
Período 2021-2024
Alamir Aquino Corrêa (Presidente; Universidade Estadual de Londrina - Brasil)
Alckmar dos Santos (Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil)
Alvaro Santos Simões Junior (Universidade Estadual Paulista / Assis - Brasil)
Antonio Luciano de Andrade Tosta (The University of Kansas - Estados Unidos)
Antonio Rodrigues Belon (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Brasil)
Aurélio Gonçalves de Lacerda (Universidade Federal da Bahia - Brasil)
Barbara Cristina Marques (Universidade Estadual de Londrina - Brasil)
Cecil Jeanine Albert Zinani (Universidade de Caxias do Sul - Brasil)
Claudia Carmardella Rio Doce (Universidade Estadual de Londrina - Brasil)
Cleide Rapucci (Universidade Estadual Paulista / Assis - Brasil)
Diógenes Buenos Aires de Carvalho (Universidade Estadual do Piauí - Brasil)
Hélder Garmes (Universidade de São Paulo - Brasil)
Igor Rossoni (Universidade Federal da Bahia - Brasil)
Marcos Alexandre Motta (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil)
Mariana Quadros Pinheiro (Colégio Pedro II - Brasil)
Orna Messer Levin (Universidade Estadual de Campinas - Brasil)
Paulo Fernando da Motta de Oliveira (Universidade de São Paulo - Brasil)
Susana Ramos Ventura (Escritora - Brasil )
Diretrizes éticas de publicação
A revista Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).
Os editores investirão esforços na prevenção de más-práticas e comportamentos antiéticos na publicação de artigos, não tolerando qualquer tipo de plágio.
- Ao submeterem artigos à revista, os autores declaram automaticamente que os conteúdos dos artigos são originais (textos já publicados em teses ou dissertações disponíveis em linha não serão aceitos). Declaram, ainda, que o artigo não foi publicado, completo ou incompleto, em língua portuguesa ou em outra língua, nem foi submetido a outro periódico simultaneamente. Além disso, comprometem-se a informar à revista quando detectarem algum erro ou imprecisão em seu trabalho (publicado, em avaliação ou em editoração) e a colaborar com os editores para que seja feita a devida retratação ou correção do artigo.
- Os editores e pareceristas comprometem-se a avaliar os trabalhos submetidos à revista de forma objetiva e por seu conteúdo intelectual, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem geográfica ou pensamento político. Comprometem-se também a tratar de forma confidencial as colaborações dos autores enquanto estiverem sob avaliação e caso o trabalho seja recusado. Os trabalhos serão objeto de avaliação ou discussão com terceiros unicamente por autorização dos editores da revista.
- Quando os avaliadores identificarem que o trabalho submetido apresenta conteúdo relevante publicado anteriormente – pelo autor ou por terceiros, quer sejam afirmações, argumentos ou reprodução de trechos –, devem informar diretamente aos editores e os autores deverão providenciar que tais conteúdos venham sempre acompanhados da respectiva remissiva bibliográfica, indicando sua origem. Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro meio, os avaliadores devem alertar os editores de que o artigo fere os princípios éticos da revista.
- Quaisquer desvios e outros casos não previstos nessa declaração devem ser informados à editora-chefe da revista, que tomará as providências cabíveis para sanar o problema apresentado.
Chamadas abertas
Chamada do volume 43 (2022) - "Outras modernidades: releituras literárias (1922-2022)"
Prazo máximo de submissão: 30 de abril de 2022.
Publicação prevista para outubro de 2022.
Chamada do volume 44 (2023) - "Literatura e Tecnocultura"
Prazo máximo de submissão: 31 de outubro de 2022.
Publicação prevista para abril de 2023.
Leia mais...
Diretrizes de avaliação
As colaborações submetidas são avaliadas, primeiramente, quanto ao seu caráter científico e seu alinhamento em relação às diretrizes aos autores, ao foco e ao escopo da revista, sob a responsabilidade da Comissão Editorial e editores convidados (quando for o caso). Descumprimento das diretrizes formais ou desvinculação em relação tema são motivos para recusa in limine, sem oportunidade de retificação do material enviado para a chamada em tela.
Caso seja verificada a pertinência, a avaliação prossegue, no sistema de revisão por pares duplo-cego, a cargo dos pareceristas ad hoc (externos ao Conselho Editorial e à Comissão Editorial) – especialistas designados em função do tema do artigo –, e considera, primordialmente, os seguintes aspectos:
- importância do problema
- contribuição aos estudos da área
- atualidade do tema
- respeito ao estado da arte
- originalidade do conteúdo
- domínio do contexto da discussão
- fundamentação teórica
- clareza de objetivos
- coerência e pertinência da argumentação
- estrutura e organização do texto
- linguagem e qualidade da redação
- relação entre o resumo e o artigo
- adequação de palavras-chave
- consistência da bibliografia utilizada
- atualidade da bibliografia utilizada
Os editores, por sua vez, a partir das considerações feitas pelos pareceristas externos (no mínimo dois, um terceiro em caso de ser necessário o desempate), verificam a fidelidade do parecer em relação ao artigo proposto para, então, deliberarem a respeito da publicação do artigo.
O processo de avaliação, a iniciar a partir da data limite de submissão de cada chamada, até a decisão final quanto à publicação dura em média 5 (cinco) meses, a depender do volume de artigos em avaliação e da disponibilidade de pareceristas.
Participação de autores externos à instituição
O formato de cada volume preserva pelo menos setenta e cinco por cento de seu espaço para contribuições externas ao Programa de Pós-graduação em Letras da UEL e oitenta por cento da revista será ocupado por artigos de autores vinculados a PPGs credenciados pela CAPES.
Detecção de plágio
A revista realiza procedimentos de detecção de plágio nas seguintes plataformas: Google Acadêmico, Duplichecker e PaperRater.