O lugar da Vigilância Socioassistencial na trajetória da política de Assistência Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2020v23n1p41

Palavras-chave:

Assistência Social, Território, Vigilância Socioassistencial, Políticas Sociais, Gestão.

Resumo

Em tempos de desmonte das políticas sociais cria-se a necessidade de efetuar uma releitura do rumo percorrido e apontar possíveis caminhos que podem servir de instrumento capaz de viabilizar a mudança. A Vigilância Socioassistencial, se efetivada, pode gerar ferramentas de gestão capazes de confrontar com informações que não estão visíveis aos gestores. Quando a informação se representa cartograficamente, há um aumento das possibilidades de planejamento e viabilização das tomadas de decisão. Dessa forma, mediante a levantamento de material bibliográfico, o objetivo da presente produção é descrever a trajetória da política de Assistência Social até os dias atuais com a intenção de ressaltar a importância da Vigilância Socioassistencial. Ter a noção de espacialidade do território é muito mais que uma simples noção de localização, é aprimorar o olhar estratégico sobre o território e identificar as demandas mais urgentes a que os sujeitos estão expostos. É sair do global e chegar ao local.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caio Cezar Cunha, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando do programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Ideni Terezinha Antonello, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 

Referências

ANTONELLO, I. T. O entrelaçamento entre a descentralização das políticas públicas e as desigualdades territoriais no Paraná. In: VI SIMPGEO - Simpósio Paranaense de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia - Ciência, Sociedade e Tecnologia na Perspectiva da Análise Geográfica. Guarapuava, 2012, Anais [...] Guarapuava: Ed. Da UNICENTRO, 2012. v.I, p.831 – 846. CD ROM

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Miséria (MDS), Norma Operacional Básica NOB-SUAS. Brasília, DF, julho 2004.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Secretaria Nacional de Assistência Social. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, 2004.

BRASIL. Orientações técnicas para o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. – 1. Ed. – Brasília, 2009.

BRASIL. Secretaria Nacional de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Miséria (MDS), Norma Operacional Básica NOB-SUAS. Brasília, DF, 2012.

BRASIL. Orientações Técnicas da Vigilância Socioassistencial. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social, 2013.

BRASIL. Orientações Técnicas da Vigilância Socioassistencial. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/Secretaria Nacional de Assistência Social. Nota Técnica. Nº 01. Curitiba, PR. Junho de 2014.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de atualização em vigilância sociassistencial do SUAS. – Brasília, DF: MDSA, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, Secretaria Nacional de Assistência Social. Centro de Estudos Internacionais sobre o Governo, 2016.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.presidencia.gov.br>. Acesso em: agosto de 2017.

GIAQUETO, A. A descentralização e a intersetorialidade na política de assistência social. Revista serviço social & saúde, Unicamp Campinas, v. Ix, n. 10, dez. 2010. p. 79 – 102.

LINDO, P. V. de F. Geografia e política de assistência social: territórios, escalas e apresentações cartográficas para políticas públicas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

OLIVEIRA, I. M. de. Política social, assistência social e cidadania: algumas aproximações acerca do seu significado na realidade brasileira. Revista Desafios Sociais, Revista do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, ano I, n.2, set. 2003. Disponível em: <http://www.cpihts.com/2003_10_19/Iris%20Oliveira.htm#_edn2>. Acesso em: agosto de 2017

PEREIRA, L. D. 2010. Políticas Públicas de Assistência Social brasileira: avanços, limites e desafios. Centro Português de Investigação em História e Trabalhos Social. Disponível em: <http://www.cpihts.com/PDF02/Larissa%20Dahmer%20Pereira.pdf>. Acesso em: agosto de 2017.

SAQUET, M. A. A descoberta do território e outras premissas do desenvolvimento territorial. Revista Brasileira de Estudos Urbanos Regionais, São Paulo, V.20, N.20, N.3, o 479-505, 2018.

SANTOS, W. G. dos, Cidadania e Justiça: a política social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Campos, 1979, 138 p.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

CUNHA, C. C.; ANTONELLO, I. T. O lugar da Vigilância Socioassistencial na trajetória da política de Assistência Social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 41–58, 2020. DOI: 10.5433/1679-4842.2020v23n1p41. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/37881. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos