Trabalho em rede. Um olhar sobre a garantia da integralidade dos direitos da criança e do adolescente a partir da política de saúde em Curitiba-PR

Autores

  • Dione Lolis Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda de Souza Moreira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2016v19n1p109

Palavras-chave:

Direitos da criança e do adolescente, Rede intersetorial, Integralidade, Saúde

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões resultantes de uma pesquisa que buscou analisar a organização do Trabalho em Rede voltado à garantia da integralidade dos direitos da criança e do adolescente, a partir da Política de Saúde, tendo como lócus o município de Curitiba-PR. A pesquisa, de natureza qualitativa, compreendeu uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e, sequencialmente, uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados treze trabalhadores do território e da gestão inseridos em serviços, órgãos e espaços que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) no Distrito Sanitário Bairro Novo. Como principais resultados, destaca-se que o trabalho desenvolvido pela Rede de Proteção é um avanço inegável, ainda que a falta de transversalidade, de visão de totalidade, a dificuldade de comunicação e de corresponsabilização de todos os atores envolvidos no SGDCA, assim como a falta de um ator que assuma e exerça o papel de articulador dos demais atores, faz com que esse trabalho não constitua de fato uma Rede Intersetorial. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dione Lolis, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina.

Fernanda de Souza Moreira, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Saúde da Família e Mestre em Serviço Social e Política Social, UEL, Brasil.

Downloads

Publicado

31-01-2017

Como Citar

LOLIS, D.; MOREIRA, F. de S. Trabalho em rede. Um olhar sobre a garantia da integralidade dos direitos da criança e do adolescente a partir da política de saúde em Curitiba-PR. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 109–130, 2017. DOI: 10.5433/1679-4842.2016v19n1p109. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/27025. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos