Estratégia para a redução da pobreza no estado no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre o Plano Rio Sem Miséria

Autores

  • Angelica Cristina Nagel Hullen Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Márcio Eduardo Brotto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro /RJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v18n1p40

Palavras-chave:

, Pobreza, Política Social, Proteção Social, Plano Rio Sem Miséria, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa desenvolvida no mestrado em Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ  que tem como objetivo de realizar uma análise do Plano Rio Sem Miséria e sua contribuição para a redução da pobreza no RJ. Parte-se da premissa de que o  Brasil tem se destacado no, período recente, pela redução da pobreza, especialmente a extrema pobreza. O crescimento econômico e a inclusão social são fatores preponderantes para esta redução. Em 2011 é lançado o Plano Brasil Sem Miséria com o objetivo de reduzir a extrema pobreza no país até 2014. Alinhado a estratégia federal e mediante o cenário de pobreza presente no Estado, o Rio de Janeiro cria seu plano de superação da pobreza, com vistas a proteção social,  o Plano Rio Sem Miséria. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angelica Cristina Nagel Hullen, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduada em Direito pela UNIJUI, mestre em Serviço Social pela PUC/ RJ e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social  da PUC/RJ. Membro do NIEPSAS ( Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social).

Márcio Eduardo Brotto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro /RJ

Graduado em sericço social pela UFRJ. Mestre e doutor em serviço social pela PUC/RJ. Atualmente é professor doutor do Programa de Pós Graduação em Serviço Social  da PUC/RJ e Coordenador do NIEPSAS ( Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social).

Downloads

Publicado

26-12-2015

Como Citar

HULLEN, A. C. N.; BROTTO, M. E. Estratégia para a redução da pobreza no estado no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre o Plano Rio Sem Miséria. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 40–63, 2015. DOI: 10.5433/1679-4842.2015v18n1p40. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/23724. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos