Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil: tendências das áreas de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas

Autores

  • Thaísa Teixeira Closs Doutora em Serviço Social, Professora no Curso de Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Jane Cruz Prates Doutora em Serviço Social, Professora no Curso de Graduação e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS.
  • Gissele Carraro Mestre em Serviço Social, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Bolsista Integral CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2016v18n2p05

Palavras-chave:

Serviço Social. Pós-Graduação. Formação Profissional.

Resumo

O estudo apresentado neste artigo tem como objetivo identificar tendências em relação à estruturação dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil, com ênfase na análise da organização das áreas de concentração, linhas de pesquisa e oferta de disciplinas, de modo a levantar os temas mais abordados nos processos investigativos e formativos nos programas existentes no país. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa documental, através da construção de Banco de Dados, que sistematiza informações da CAPES, e de sítios eletrônicos dos programas. Os resultados evidenciam a prevalência das temáticas: Política Social, Questão Social e Trabalho, articuladas ao debate da profissão, como as principais tendências de pesquisa e formação nesse nível de ensino. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaísa Teixeira Closs, Doutora em Serviço Social, Professora no Curso de Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutora em Serviço Social, Professora no Curso de Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Jane Cruz Prates, Doutora em Serviço Social, Professora no Curso de Graduação e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS.

Doutora em Serviço Social, Professora no Curso de Graduação e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS.

Gissele Carraro, Mestre em Serviço Social, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Bolsista Integral CAPES.

Mestre em Serviço Social, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Bolsista Integral CAPES.

Downloads

Publicado

03-07-2016

Como Citar

CLOSS, T. T.; PRATES, J. C.; CARRARO, G. Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil: tendências das áreas de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 05–33, 2016. DOI: 10.5433/1679-4842.2016v18n2p05. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/23716. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos