O direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes: construção histórica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2016v19n1p131

Palavras-chave:

Crianças e adolescentes, Acolhimento institucional, Convivência familiar e comunitária, Políticas públicas

Resumo

O trabalho é um estudo teórico sobre a construção legal do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes. A legislação vigente reconhece que a família é o lugar privilegiado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, sujeitos de direitos, com prioridade absoluta, exigindo um Estado presente, que invista na manutenção dos vínculos familiares. O texto tece considerações conceituais e legais sobre família, convivência familiar e comunitária. Conclui-se que esses dispositivos legais são insuficientes para a efetivação do direito, imprescindível a ação do Estado através de políticas públicas que garantam saúde, educação, trabalho, entre outros, atendendo as reais demandas dos sujeitos envolvidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônia Gomes Furtado, Faculdades Integradas de Patos

Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas de Patos. Email: furtado.antoniag@gmal.com.

Klênia Souza Barbosa de Morais

** Assistente Social do MDS, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Email: kleniab@hotmail.com.

Raffaella Canini

***Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas de Patos. Email: raffaella.canini@bol.com.br

Downloads

Publicado

31-01-2017

Como Citar

FURTADO, A. G.; MORAIS, K. S. B. de; CANINI, R. O direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes: construção histórica no Brasil. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 131–154, 2017. DOI: 10.5433/1679-4842.2016v19n1p131. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/23712. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos