Direitos humanos e violência contra as mulheres: uma luta contra a sociedade patriarcal-racista-capitalista

Autores

  • Mirla Cisne UERN

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v18n1p138

Palavras-chave:

direitos humanos, violência contra as mulheres, patriarcado, racismo.

Resumo

O objetivo deste artigo é  problematizar a importância da luta por direitos humanos no combate às violências contras as mulheres, inserindo essa luta nos limites e contradições de uma sociedade que têm a desigualdade e a exploração de classe, raça/etnia e sexo como elementos constituintes. Nesse entendimento, as múltiplas formas de violência contra a mulher, seja ela física, psicológica, sexual, obstétrica, patrimonial ou social, não resultam das relações individuais isoladamente, mas, sobretudo, são estruturadas pelas relações sociais de sexo, classe, raça/etnia que consubstanciam a sociedade patriarcal-racista-capitalista. São essas relações sociais que dão base à ideologia que naturaliza situações de violências às mulheres. É essa sociedade permeada por relações de opressão, exploração e também apropriação sobre as mulheres que promove cotidianamente situações de violência permeadas e potencializadas pela desigualdade de classe, pelo sexismo e pelo racismo, o que não apenas provoca a demanda pela luta por direitos humanos, mas a exige.  Falar em direitos humanos para as mulheres é falar na necessidade de lutar por uma sociedade sem violência e sem as apropriações, explorações e opressões que dão corpo as múltiplas violências contra as mulheres.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mirla Cisne, UERN

Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Profa. da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), integrante e do Grupo de Estudos e Pesquisas das Relações Sociais de Gênero e Feminismo (GEF). Autora dos livros: Gênero, Divisão sexual do trabalho e Serviço Social (Novas Expressões, [2012] 2015) e Feminismo e Consciência de Classe no Brasil (CORTEZ, 2014). E-mail: mirlacisne@gmail.com

Downloads

Publicado

26-12-2015

Como Citar

CISNE, M. Direitos humanos e violência contra as mulheres: uma luta contra a sociedade patriarcal-racista-capitalista. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 138–154, 2015. DOI: 10.5433/1679-4842.2015v18n1p138. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/23588. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos