Família, terra e trabalho: modos de vida nos cafezais de montanha do sul de Minas Gerais

Autores

  • Celso Antônio Spagggiari Souza Universidade Federal Fluminense
  • Rita de Cássia Santos Freitas Universidade Federal Fluminense. Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense-Pós-Doutora Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra-Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v18n1p64

Palavras-chave:

Trabalho rural, Família rural, Cafeicultura de montanha, Cafeicultores familiares

Resumo

Este texto tenta compreender a mobilidade social e econômica de pequenos cafeicultores das regiões montanhosas do Sul de Minas Gerais, elegendo como fio condutor das análises as fortes imbricações nas suas vivências entre família, terra e trabalho. Utilizando a força do trabalho familiar, munidos do conhecimento adquirido nas lidas permanentes com a lavoura de café, nas suas relações com a comunidade e serviços de extensão rural, estes sujeitos conseguiram superar a condição original de escassez de recursos econômicos e angariar algum patrimônio, ampliar suas condições de vida e serem reconhecidos no seu grupo social. Para tanto, fazemos uso da observação participante, o acolhimento de histórias de vida de três agricultores em diferentes municípios desta região, indicadores do último censo agropecuário  e o apoio em autores que se dedicam ao tema em uma epistemologia antropológica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celso Antônio Spagggiari Souza, Universidade Federal Fluminense

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Campus Muzambinho. Mestre em Política Social e Doutorando em Política Social pela Universidade Federal de Niterói.

Downloads

Publicado

26-12-2015

Como Citar

SOUZA, C. A. S.; FREITAS, R. de C. S. Família, terra e trabalho: modos de vida nos cafezais de montanha do sul de Minas Gerais. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 64–80, 2015. DOI: 10.5433/1679-4842.2015v18n1p64. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/21228. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos