Política de assistência social e trabalho social com família: autonomia ou maternagem?

Autores

  • Julietty Nunes Cardoso UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Solange Maria Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v17n1p66

Palavras-chave:

Família, Políticas Públicas, Trabalho Social com famílias.

Resumo

Com a intervenção do Estado Social as funções de proteção social passam a ser públicas. Todavia, os países diferem nas características de seus sistemas de proteção social, conforme se dê a relação entre mercado, Estado e família, nessa proteção, e outras características políticas, econômicas e culturais. No atual contexto, a família constitui foco das políticas públicas, em especial da Política de Assistência Social e se renovam as demandas pelo trabalho social com a família. O objetivo deste artigo é problematizar, definir e analisar o trabalho social com famílias no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, através de pesquisa bibliográfica e documental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julietty Nunes Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí. Assistente Social.

Solange Maria Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Pós-Doutora em Serviço Social pela PUC-SP e Doutora em Políticas Públicas pela UFMA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

CARDOSO, J. N.; TEIXEIRA, S. M. Política de assistência social e trabalho social com família: autonomia ou maternagem?. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 66–87, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v17n1p66. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/21074. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos