O fazer profissional do/a assistente social na unidade de terapia intensiva do HUOL: uma análise sob o olhar dos usuários

Autores

  • Nayara Costa Santos Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Adriana Paula da Silva Eleutério Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Rita Lourdes Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v17n2p146

Palavras-chave:

Serviço Social, Saúde, Terapia Intensiva Adulto, Usuários.

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que teve como objetivo analisar o entendimento dos usuários a respeito do fazer profissional dos/as Assistentes Sociais em Unidade de Terapia Intensiva adulto (UTI). A metodologia utilizada foi a qualitativa com amostra não probabilística intencional a partir de doze entrevistas semi-estruturadas, sendo seis com pacientes da UTI e seis com visitantes. Os resultados apontam uma forte relação entre a escolaridade e a renda dos sujeitos, entre o sexo feminino e o cuidado aos outros e a percepção do Serviço Social como profissão que deve resolver todos os problemas do usuário. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nayara Costa Santos, Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Assistente Social Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - HUOL/UFRN

Adriana Paula da Silva Eleutério, Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Assistente Social do Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN, mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco, preceptora e tutora do PRIMS/HUOL e co-orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso.

Rita Lourdes Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Serviço Social da UFRN, Pós-doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso.

Downloads

Publicado

25-12-2015

Como Citar

SANTOS, N. C.; ELEUTÉRIO, A. P. da S.; LIMA, R. L. O fazer profissional do/a assistente social na unidade de terapia intensiva do HUOL: uma análise sob o olhar dos usuários. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 146–168, 2015. DOI: 10.5433/1679-4842.2015v17n2p146. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/20965. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos