Reinserção social no âmbito do SISNAD: especificidades dos Grupos de “Anônimos”

Autores

  • Eliane Ganev Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v17n2p125

Palavras-chave:

Drug Policies, Social Reintegration, Anonymous Groups, Twelve Steps, Territoriality

Resumo

Este artigo visa contribuir com a discussão sobre especificidades das Associações de grupos “Anônimos”, estes ancorados na apreensão e vivência dos “Doze Passos” concebidos enquanto práticas culturais, na construção de modelos de reinserção social de indivíduos dependentes de drogas, e sintonizados com as políticas sobre drogas vigentes em nosso país. Em termos metodológicos, trata-se da construção de uma reflexão a partir de fontes secundárias e observação empírica de iniciativas de trabalho multiprofissional na área, esta realizada durante o desenvolvimento da pesquisa de campo relativa ao doutoramento da autora. Além de uma Introdução com base nos atuais marcos legais brasileiros nesse campo, discute-se em seguida o conceito de reinserção social; e apresenta-se uma leitura crítica e propositiva dos “Doze Passos” (originários de Alcoólicos Anônimos), permeada de pontuações sobre especificidades destas práticas na construção de modelos de reinserção social. Nas considerações finais, são ressaltadas, a título de conclusões oriundas das reflexões apresentadas, potencialidades pedagógicas, (re) integradoras e de valorização do protagonismo, além da necessidade de superar dificuldades pontuais a fim de multiplicar iniciativas bem-sucedidas de atenção, a um só tempo articuladas, enraizadas nos territórios, sinérgicas e efetivas. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Ganev, Universidade Cruzeiro do Sul

Docente Titular do Mestrado Acadêmico de Políticas Sociais e do Bacharelado em Serviço Social da Universidade Cruzeiro do Sul. Assistente Social, doutora em Integração da América Latina (PROLAM/USP, 2002) e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP, 1998)

Downloads

Publicado

25-12-2015

Como Citar

GANEV, E. Reinserção social no âmbito do SISNAD: especificidades dos Grupos de “Anônimos”. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 125–145, 2015. DOI: 10.5433/1679-4842.2015v17n2p125. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/20569. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos