Território e gestão de políticas sociais

Autores

  • Aldaíza Sposati PUCSP/INPE.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v16n1p05

Palavras-chave:

conceito de território, território e serviços sociais, logica de gestão social e território, identidade e território

Resumo

Este artigo se desenvolve em três movimentos. Inicialmente, situa o território como construção histórica e distingue essa leitura das que o tratam como um lugar, uma área de abrangência sob um dado limite geográfico. Atribui caráter fundamental a essa distinção para o exame da relação território e política social, e evidencia que esta não se limita à localização de equipamentos sociais, pois se diferencia do formato de operação de políticas sociais sem território, cuja lógica de gestão é padronizada e tem caráter homogêneo de procedimentos, como acontece em operações de agências financeiras. No segundo movimento, põe em cena a relação entre os agentes institucionais dos serviços sociais e os cidadãos que os utilizam por viverem no território onde tais serviços são disponibilizados. Por último, destaca elementos constitutivos dessa relação, como: o reconhecimento da heterogeneidade como expressão de identidades singulares; e a trajetória de constituição de um território, que incide na trajetória dos que nele vivem, sendo, assim, por estes influenciada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aldaíza Sposati, PUCSP/INPE.

Professora titular da PUCSP, do Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social, e do Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais – PUCSP/INPE.

Downloads

Publicado

29-12-2013

Como Citar

SPOSATI, A. Território e gestão de políticas sociais. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 05–18, 2013. DOI: 10.5433/1679-4842.2013v16n1p05. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/18423. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos