A contribuição do Serviço Social na garantia da permanência dos estudantes: um estudo a partir das escolas públicas estaduais do Município de Rolândia/PR

Autores

  • Jaqueline Natália de Almeida Aluna do curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas, da Faculdade Paranaense (FACCAR)
  • claudia neves da silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v17n1p46

Palavras-chave:

Serviço Social, Educação, Evasão Escolar, Permanência

Resumo

A escola é um espaço social caracterizado pela presença de situações provocadas pelas condições materiais de existência dos estudantes, as quais se reproduzem e se conflituam no cotidiano acadêmico. Neste artigo, nos propomos investigar como o Serviço Social poderá contribuir para a permanência dos estudantes na escola. Para concretização da pesquisa, foram entrevistados três diretores e uma diretora auxiliar de todas as escolas públicas estaduais do Município de Rolândia/PR. Para superação da evasão escolar, seja em municípios de pequeno, médio ou grande porte, a educação não pode ser efetivada isoladamente das demais políticas sociais, ao contrário, deve ser implementada de forma articulada com a saúde, a habitação, a assistência social. E o Serviço Social, por meio de sua atuação profissional, poderá contribuir para a efetivação do direito à educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

claudia neves da silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História Social

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

ALMEIDA, J. N. de; SILVA, claudia neves da. A contribuição do Serviço Social na garantia da permanência dos estudantes: um estudo a partir das escolas públicas estaduais do Município de Rolândia/PR. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 46–65, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v17n1p46. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/17277. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos