Controle social: entre a contradição e a complementaridade

Autores

  • Andressa Kolody Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Danuta Estrufika Cantoia Luiz Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v16n2p142

Palavras-chave:

Controle Social, Sociedade Civil, Estado

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre as contraditórias relações entre Estado e sociedade civil na sociedade moderna, com enfoque no controle social da segunda sobre o primeiro. Para isso, no decorrer do texto apresenta-se uma sistematização sobre a categoria controle social, a partir de revisão bibliográfica e através da revisão documental e entrevista analisam-se as concepções e práticas de controle social no contexto do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarapuava. A síntese apresentada se constituiu uma categoria, que emerge a partir das falas dos sujeitos participantes no contexto da pesquisa. As reflexões indicam que os diferentes sentidos e conceitos atribuídos ao controle social são produtos das contradições entre capital e trabalho, do contexto histórico, das complexas relações entre Estado e sociedade civil, bem como a concepção e papel atribuídos a estas esferas nos diferentes contextos sociais, econômicos e políticos, e que, portanto existe um potencial de controle social nas práticas do Conselho de Direitos analisado, mas se trata de um potencial que não foi desenvolvido, uma vez que, o contexto cultural e político de Guarapuava operam para a centralização das decisões e a resistência à partilha de poder no contexto da Política Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Kolody, Universidade Estadual do Centro Oeste

Professora do Departamento de Serviço Social

Danuta Estrufika Cantoia Luiz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Doutora do Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas e Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

KOLODY, A.; LUIZ, D. E. C. Controle social: entre a contradição e a complementaridade. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 142–165, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v16n2p142. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/16668. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos