População de Rua, Território e gestão de políticas sociais: para além de um retrato social

Autores

  • Mariana Sato dos Reis Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Maria Luiza Amaral Rizzotti Profa. Dra. do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da UEL.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v16n1p43

Palavras-chave:

População em Situação de Rua, Território, Espaços Vazios, Política Pública, Gestão de Políticas Sociais

Resumo

O presente artigo discute sobre a população em situação de rua e a sua interação com o território. O território é retratado enquanto o chão das políticas sociais e visto além do olhar geográfico. Para uma melhor compreensão do fenômeno população em situação de rua é necessário apreender as múltiplas determinações que constituem essa situação, bem como acompanhar o movimento histórico, político e econômico-social da realidade que está em constante transformação. Assim, a compreensão dos “espaços vazios” ocupados por essa população, torna-se um grande desafio tanto para as políticas sociais quanto para os profissionais que trabalham com esse segmento. Além disso, o presente estudo aborda a apropriação da lógica territorial na gestão de política social com o objetivo de construir uma reflexão que associe a complexidade do cotidiano da população de rua, sobretudo, quando dirige o olhar para o território e o caminho a ser trilhado na gestão das políticas sociais com essa mesma perspectiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

29-12-2013

Como Citar

REIS, M. S. dos; RIZZOTTI, M. L. A. População de Rua, Território e gestão de políticas sociais: para além de um retrato social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 43–65, 2013. DOI: 10.5433/1679-4842.2013v16n1p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/16394. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos