Sentidos do abuso sexual intrafamiliar para adolescentes do sexo feminino.

Autores

  • Juliana Hilario Maranhão Universidade Federal do Ceará
  • Alessandra Silva Xavier Universidade Estadual do Ceará .

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v17n1p88

Palavras-chave:

Violência sexual, Abuso sexual intrafamiliar, Adolescência, Sentidos, Resiliência.

Resumo

Este artigo surgiu a partir do estudo monográfico Resiliência e Violência Sexual: um estudo sobre adolescentes vitimizadas por abuso sexual intrafamiliar (MARANHÃO, 2008), no qual se investigou a construção de resiliência em adolescentes vitimizadas. A resiliência é caracterizada como superação de situações adversas, configurando-se como algo processual, promovida pela interação de fatores de proteção pessoais e coletivos, em determinado contexto de risco ou vulnerabilidade social. Fizemos o recorte sobre os significados e sentidos da vitimização sexual intrafamiliar a partir da percepção das adolescentes entre 12 e 16 anos de idade atendidas em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social no ano de 2010. A pesquisa é de caráter qualitativo tendo como referencial teórico-metodológico a Teoria Histórico-Cultural. Na coleta de dados, foi utilizada entrevista semiestruturada. Percebemos que o perfil das vítimas é configurado pelo gênero feminino e o início do abuso sexual ocorreu entre a infância e pré-adolescência. Já o perfil dos agressores é de homens adultos, exercendo as funções familiares de padrasto, pai e tio. Apesar de um sentimento abjeto, as adolescentes não conseguiam romper com o ciclo de violência. Os amigos, a família ampliada, e o trabalho de profissionais surgiram como suporte para a ressignificação da relação abusiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Hilario Maranhão, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará . Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança- NUCEPEC. Integrante do Fórum Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes- FCEVSCCA.

Alessandra Silva Xavier, Universidade Estadual do Ceará .

Psicóloga. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Docente do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará .

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

MARANHÃO, J. H.; XAVIER, A. S. Sentidos do abuso sexual intrafamiliar para adolescentes do sexo feminino. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 88–112, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v17n1p88. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/15448. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos