Programa atitude: indicadores de Sarandi e suas impossibilidades

Autores

  • Maria Nilvane Zanella Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ana Lúcia Rodrigues Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ricardo Peres da Costa Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v15n1p89

Palavras-chave:

Juventudes. Política pública. Programa de governo.

Resumo

O referido artigo realiza uma pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar a análise da execução do Programa Atitude de Sarandi, município localizado na região metropolitana de Maringá no noroeste do Estado do Paraná. O artigo inicialmente apresenta os eixos do Programa e busca diferenciar os conceitos de Estado e Governo. Estabelece ainda, uma discussão crítica sobre as políticas para a juventude na qual se insere o Programa Atitude. Com vistas a referenciar o leitor a análise explicita dados e indicadores do município de Sarandi e os condicionantes e critérios que possibilitaram a implantação do Programa no município, mas, que por outro lado contribuíram para a sua ineficaz execução.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Nilvane Zanella, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pedagoga. Especialista em Gestão em Centros de Socioeducação (UFPR); Mestre em Políticas e práticas em Adolescentes em conflito com a lei (UNIBAN/SP); Mestranda em Educação (UEM/PR). Coordenadora executiva do Programa Atitude de Sarandi durante o ano de 2010.

Ana Lúcia Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora do Departamento de Ciências Sociais (UEM);
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e do Observatório das Metrópoles -Núcleo Maringá. Pós-doutorado (USP).

Ricardo Peres da Costa, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciado em Filosofia e Gestão em Segurança Pública. Mestrando em Serviço Social e Política Social (UEL). Acompanhou a execução do Programa Atitude enquanto diretor do Centro de Socioeducação de Maringá.

Downloads

Publicado

26-12-2012

Como Citar

ZANELLA, M. N.; RODRIGUES, A. L.; COSTA, R. P. da. Programa atitude: indicadores de Sarandi e suas impossibilidades. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 89–107, 2012. DOI: 10.5433/1679-4842.2012v15n1p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/14320. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos