A educação não formal e o atendimento à criança e ao adolescente

Autores

  • Loren Pelik Kempe Anhucci Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Lucia Tieko Suguihiro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v15n1p35

Palavras-chave:

, Educação não formal, criança e adolescente, Estatuto da Criança e do Adolescente

Resumo

Estetrabalho apresenta um estudo sobre a educação não formal e seu papel noprocesso educativo de crianças e adolescentes em uma das comunidades atendidaspelo Programa Atitude. Considerando a experiência prática no núcleo Oeste A, emLondrina, o qual adotou em suas oficinas e demais atividades a educação nãoformal como metodologia de atendimento à criança e ao adolescente e ainda,considerando a perspectiva da garantia e promoção dos direitos, preconizadospelo Estatuto da Criança e do Adolescente, buscou-se responder ao seguintequestionamento: Em que medida a educação não formal contribui para a construçãode um novo desenho de política de proteção integral à criança e ao adolescente,com vistas à consolidação de um Sistema de Garantia de Direitos? Considerando aeducação não formal enquanto um processo sociopolítico, cultural e pedagógicode formação para a cidadania, concluiu-se, a partir desta pesquisa, ser estauma possibilidade de atendimento à criança e ao adolescente, fomentadora doprotagonismo infanto-juvenil e, de uma forma mais ampla, uma possibilidade degarantia e promoção dos direitos preconizados pelo ECA, contribuindo destaforma para a diminuição da lacuna existente entre o que é legitimado por lei,com o que efetivamente existe na prática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Loren Pelik Kempe Anhucci, Universidade Estadual de Londrina

Assistente Social, mestranda do Programa de Mestrado em Serviço Social e Política Social, da Universidade Estadual de Londrina e bolsista CAPES.

Vera Lucia Tieko Suguihiro, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

26-12-2012

Como Citar

ANHUCCI, L. P. K.; SUGUIHIRO, V. L. T. A educação não formal e o atendimento à criança e ao adolescente. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 35–64, 2012. DOI: 10.5433/1679-4842.2012v15n1p35. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/14309. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos