Um estudo bibliográfico sobre o enfoque da família nas políticas públicas de atenção a criança e adolescentes

Autores

  • Débora Braga Zagabria Universidade Estadual de Londrina
  • Grazieli Rosa Tenório
  • Grazieli Rosa Tenório

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v15n1p137

Palavras-chave:

Família. Políticas públicas. Crianças e adolescentes.

Resumo

No Brasil, a elaboração de políticas públicas para a infância e a adolescência vem sofrendo transformações, sobretudo a partir da década de 90. O reconhecimento da centralidade da família nas políticas e programas sociais tornou-se praticamente consensual e tem gerado debate em âmbito nacional e internacional. Com essa referência, apresentamos os resultados de uma pesquisa bibliográfica que se propôs a analisar, na produção bibliográfica brasileira, em periódicos de psicologia indexados na base de dados da Scielo, como as famílias têm sido tratadas na elaboração e implementação das políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente, no período de 1990 a julho de 2010. A pesquisa foi realizada a partir das palavras-chaves “família”, “crianças e adolescentes” e “políticas públicas”. Identificamos e localizamos vinte e nove artigos em seis revistas distintas, dos quais foram selecionados doze, sendo que os conteúdos temáticos encontrados nos trabalhos foram categorizados segundo cinco núcleos. Embora a maioria dos autores pesquisados reconheça a importância da família como primeiro grupo de socialização, independentemente de suas configurações, os resultados confirmam a fragilidade das políticas públicas e programas sociais no Brasil com centralidade na família para a proteção e atendimento da criança e do adolescente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Braga Zagabria, Universidade Estadual de Londrina

Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora adjunta do departamento de Serviço social da Universidade Estadual de Londrina.

Grazieli Rosa Tenório

Grazieli Rosa Tenório

Downloads

Publicado

26-12-2012

Como Citar

ZAGABRIA, D. B.; TENÓRIO, G. R.; TENÓRIO, G. R. Um estudo bibliográfico sobre o enfoque da família nas políticas públicas de atenção a criança e adolescentes. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 137–165, 2012. DOI: 10.5433/1679-4842.2012v15n1p137. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/13696. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos