Novos atores e repertórios de ação no movimento pelos direitos do adolescente: repensando a institucionalização

Autores

  • Maria do Carmo Albuquerque Uniban - Mestrado profissional adolescente em conflito com a lei

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v15n1p166

Palavras-chave:

Movimento Social, Repertórios de ação, Institucionalização, Cooptação, Direitos da criança e adolescente, Adolescente em conflito com a lei, Controle social, Política socioeducativa

Resumo

A “institucionalização” dos movimentos sociais tem sido associada a problemas como o corporativismo e a cooptação, tanto pela literatura como por atores que os integram. Estes problemas são apontados como ameaças à autonomia e à novidade atribuídas aos movimentos no processo de reconstrução e aprofundamento da democracia no Brasil. No entanto, à medida que cresce a institucionalização democrática, os atores institucionais e os formatos institucionais de ação estão cada vez mais presentes nos movimentos. O Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente atua na criação e controle social de políticas públicas, destacando-se os seus repertórios de ação institucional. Com as tendências atuais de contratação de organizações sociais para a prestação de serviços, o Movimento vem incluindo numerosas entidades conveniadas com o Estado, especialmente na política socioeducativa em meio aberto. O artigo analisa atores que integram o Movimento pelos Direitos da Criança e Adolescente em São Paulo e se soma a esforços que buscam analisar a ação institucional dos movimentos sociais no Brasil, identificando alguns dos dilemas e desafios atuais ligados a esta atuação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria do Carmo Albuquerque, Uniban - Mestrado profissional adolescente em conflito com a lei

Professora do Mestrado profissional adolescente em conflito com a lei, Mestre pela Unicamp em Ciência Política, doutora pela USP em Integração da América Latina; pesquisadora na area de movimentos sociais, políticas públicas, participação e controle social. Integrante do Núcleo de estudos Democracia e ação coletiva do CEBREAP (NDAC).

Downloads

Publicado

29-12-2012

Como Citar

ALBUQUERQUE, M. do C. Novos atores e repertórios de ação no movimento pelos direitos do adolescente: repensando a institucionalização. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 166–189, 2012. DOI: 10.5433/1679-4842.2012v15n1p166. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/13526. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos