v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático

					Visualizar v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático
Publicado: 2015-12-10
  • Apresentação

    Dircel Aparecida Kailer, Fabiane Cristina Altino, Joyce Elaine De Almeida Baronas, Juliana Reichert Assunção Tonelli, Rosemeri Passos Baltazar Machado
    10-12
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p10

Artigos

  • Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos

    Clara Dornelles, Joana D'Arc Camargo Borges Acosta
    13-49
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p13
  • Ritos genéticos: uma abordagem discursiva do texto literário e suas contribuições para a teoria da análise do discurso

    Denise Brasil Alvarenga Aguiar, Décio Rocha
    50-69
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p50
  • Anotações sobre leitura, letramento e ensino

    Ana Lúcia de Campos Almeida, Paulo Roberto Almeida
    70-91
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p70
  • Abordagem de gêneros discursivos orais em livros didáticos de língua espanhola

    Margarida Rosa Álvares, Elena Ortiz Preuss
    92-120
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p92
  • Citações de fontes externas nas melhores redações da FUVEST (1999-2013)

    Rodrigo Moura Lima de Aragão, Valdir Heitor Barzotto
    121-148
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p121
  • Mensuração de níveis de alfabetismo no nordeste da Bahia (1857-1878)

    Zenaide de Oliveira Novais Carneiro
    149-166
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p149
  • Proposta de ensino de produção de texto dissertativo-argumentativo pela Teoria dos Blocos Semânticos

    Cláudio Primo Delanoy, Lauro Gomes
    167--188
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p167
  • Você acha que eles não concordam? Sinais de variação produtiva na concordância verbal de Recife

    Letania Patricio Ferreira
    189-212
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p189
  • Gramática e identidade (greco-)romana: o caso do “prefácio” de prisciano às institutiones grammaticae (séc. VI d.C)

    Fábio da Silva Fortes
    213-233
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p213
  • Uma análise discursiva das questões de leitura da avaliação do saems

    Silvane Aparecida de Freitas, Michele Serafim dos Santos
    234-252
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p234
  • Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo

    Christiane Heemann, Elisa Correa Santos Townsend
    253-275
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p253
  • As narrativas pessoais no processo de ensino-aprendizagem da habilidade da escrita em Espanhol

    Lúcia Kozow, Maria Inez Matoso Silveira
    276-302
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p276
  • Ideologia e ensino de língua inglesa: relações e implicações

    Tainá Almeida Alves Martins, Diógenes Cândido de Lima
    303-325
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p303
  • Cruzando fronteiras: narrativas de transnacionais tornando-se professores de língua inglesa no México

    Irasema Mora Pablo, M. Martha Lengeling, Nora Margarita Basurto Santos
    326-348
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p326
  • Análise crítica do gênero reportagem didática na revista nova escola

    Francieli Matzenbacher Pinton
    349-376
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p349
  • Os adjetivos exclusivamente pré-nominais do português

    Cristina de Souza Prim
    377-403
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p377
  • Entre a língua e a literatura: variação linguística e ensino de espanhol

    Josilene Pinheiro-Mariz, Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva
    404-422
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p404
  • Web 2.0 e formação de professoras/es de línguas estrangeiras/adicionais : foco em um grupo de estudos virtual

    Viviane Pires Viana Silvestre, Rosane Rocha Pessoa
    423-448
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p423
  • Item Analysis di prove di ascolto a scelta multipla della certificazione di italiano per stranieri CILS

    Paolo Torresan
    449-484
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p449

Resenhas

  • Letramento literário e prática de leitura

    Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista
    485-490
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p485
  • Argumentação colaborativa nas múltiplas realidades dos contextos escolares

    Clara Regina Rodrigues de Souza, Maria Cristina Caldas de Camargo Lima Damianovic
    491-495
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p491

Expediente

  • Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 18, n. 2, jul./dez. 2015.

    0-9
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p0