Progressão curricular: uma proposta de ensino de língua portuguesa em um curso técnico profissionalizante

Autores

  • Sueli Correia Lemes Valezi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p285

Palavras-chave:

Interacionismo sócio-discursivo, Gêneros textuais, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de progressão de gêneros textuais para um curso técnico da área da construção civil, a ser aplicado no 2º semestre de 2009. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, pois se realizará em ação cooperativa e participativa dos atores envolvidos – professor e alunos. O artigo dialoga com a teoria do interacionismo sócio-discursivo e com a proposta de trabalho com as ações de linguagem semiotizadas em gêneros de texto, conforme postulam Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e Nascimento (2009). A proposta pedagógica delineada pretende desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos por meio do trabalho com os gêneros de textos das esferas jornalística, acadêmica e técnica-profissional, atendendo, assim, ao novo paradigma de ensino de línguas.

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Biografia do Autor

Sueli Correia Lemes Valezi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio (1990). Tem Especialização em Teorias e Práticas Textuais: Linguagem, Epilinguagem e Metalinguagem. É Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Atualmente é professora de nível superior tecnológico e de 1 e 2 Graus do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso.

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Publicado

2009-12-15

Como Citar

VALEZI, S. C. L. Progressão curricular: uma proposta de ensino de língua portuguesa em um curso técnico profissionalizante. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 285–309, 2009. DOI: 10.5433/2237-4876.2009v12n2p285. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4940. Acesso em: 19 abr. 2024.