O gênero videoclipe sob um olhar intersemiótico

Autores

  • Keity Cassiana Seco Bruning Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p35

Palavras-chave:

Texto sincrético, Percurso significativo, Fazer persuasivo.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a projeção significativa e discursiva do videoclipe, gênero textual sincrético formado por três planos de expressão: o linguístico, o imagético e o melódico.Para isso, será utilizada a semiótica greimasiana, fundamentação teórica que tem como principal metodologia o percurso gerativo de sentido, composto por diferentes níveis: discursivo, narrativo e fundamental. Também se fará uso, para investigar a melodia, da semiótica da canção, de Luiz Tatit. Busca-se, portanto, observar o processo de produção e veiculação dos sentidos em um texto híbrido, para verificar como a dialogicidade existente entre as diversas linguagens pode reforçar o fazer persuasivo de um texto.

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Biografia do Autor

Keity Cassiana Seco Bruning, Universidade Estadual de Londrina

 

Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina. Atua como professora no ensino superior (UNOPAR), e também na rede pública de ensino (SEED-PR).

 

 

 

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Publicado

2009-12-15

Como Citar

BRUNING, K. C. S. O gênero videoclipe sob um olhar intersemiótico. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 35–60, 2009. DOI: 10.5433/2237-4876.2009v12n2p35. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4929. Acesso em: 18 abr. 2024.