A organização composicional da tira em quadrinhos

Autores

  • Natália Gonçalves Moterani Universidade Estadual de Maringá
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n2p225

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Tira em quadrinhos, Organização composicional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo presentar como o trabalho com a organização composicional do gênero discursivo tira em quadrinhos ocorre em uma das oficinas  produzidas para a elaboração de uma Sequência Didática (SD) destinada à oitava série do Ensino undamental. Para tanto, como suporte teórico, utilizamos os pressupostos de Bakhtin e seu Círculo, no que diz respeito aos estudos sobre interação e escrita e gêneros discursivos, e de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), no que concerne à produção de uma SD. Com relação às tiras em quadrinhos, para que o aprendizado se efetive, os resultados mostram que: a) é preciso fazer com que o aluno perceba que ele está lidando com uma narração, a qual, diferentemente de outros textos, utiliza recursos peculiares como a linguagem visual atrelada à verbal; b) a narrativa se dá por uma sequência cronológica, a qual é marcada pela divisão vertical dos quadrinhos que compõem as tirinhas; c) os balões, com seus diversos contornos, marcam a expressividade dos personagens, isto é, apresentam a linguagem verbal de uma tirinha; d) as onomatopéias,  recursos sonoros utilizados nos quadrinhos, indicam movimento e dão mais vida à ação da narrativa; e) o discurso predominante nas tiras em quadrinhos é o diálogo entre os personagens.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natália Gonçalves Moterani, Universidade Estadual de Maringá

Moterani possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduanda também pela UEM e atualmente é pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino e Aprendizagem.

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Menegassi possui Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), Mestrado em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor na Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

MOTERANI, N. G.; MENEGASSI, R. J. A organização composicional da tira em quadrinhos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 225–246, 2009. DOI: 10.5433/2237-4876.2009v12n2p225. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4927. Acesso em: 20 abr. 2024.