Reforma curricular: da leitura das diretrizes e sua transposição ao (não) engajamento coletivo da comunidade acadêmica

Autores

  • Viviane Aparecida Bagio Furtuoso Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2003v6n2p119

Palavras-chave:

Reformulação curricular, Licenciatura.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar possíveis caminhos de interpretação para o processo de reformulação curricular dos cursos de graduação, especialmente das licenciaturas. Para esse fim serão abordados alguns pontos considerados relevantes, tais como: 1) a questão da implementação de mudanças curriculares sob a luz da transposição didática; 2) algumas questões políticas envolvidas no processo de mudanças; 3) contribuições das novas orientações para os cursos de licenciatura, mais especificamente o curso de Letras, e os entraves de sua transposição para o projeto político-pedagógico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Bagio Furtuoso, Universidade Estadual de Londrina

Possui Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de inglês e de português para falantes de outras línguas e avaliação da aprendizagem de língua estrangeira. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Língüísticos da UNESP - São José do Rio Preto. É membro da Comissão Técnica do Ministério da Educação que coordena academicamente o Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros).

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

FURTUOSO, V. A. B. Reforma curricular: da leitura das diretrizes e sua transposição ao (não) engajamento coletivo da comunidade acadêmica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 119–134, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2003v6n2p119. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4547. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos