O Traço da Língua Materna na Interlíngua de Aprendizes de Inglês como Língua Estrangeira

Autores

  • Adja Balbino de Amorin Barbieri Durão Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Marques Beato Canato Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2003v6n1p109

Palavras-chave:

Aquisição, Aprendizagem, Parâmetro Pro-drop.

Resumo

Neste artigo, ressaltamos que a língua materna, de forma inevitável, deixa traços na interlíngua de aprendizes de idiomas estrangeiros. Baseamo-nos na observação de uma dificuldade de aprendizagem de estudantes brasileiros de inglês, à luz dos pressupostos da Teoria de Princípios e Parâmetros (TPP), (de N. Chomsky), que defende a idéia de que princípios lingüísticos são universais, ou seja, estão presentes nas mentes de todos os seres humanos, e que os parâmetros lingüísticos são estabelecidos a partir do input recebido. Defendemos que o   input recebido e reformulado no processo de interação é essencial para a aprendizagem de línguas e que a conscientização dos alunos quanto às diferenças existentes entre sua LM e a LE objeto de estudo tem que se apresentar claramente, visto que sem essa conscientização a aprendizagem se torna mais difícil.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adja Balbino de Amorin Barbieri Durão, Universidade Estadual de Londrina

Concluiu seu Doutorado em Lingüística na Universidad de Valladolid, Espanha (1998), o qual foi revalidado pela Universidade Estadual de Londrina na área de Estudos da Linguagem. Obteve seu título de Mestre em Letras Neolatinas (Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Possui Graduação em Letras Português Espanhol (Bacharelado, 1983 e Licenciatura, 1984) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Ana Paula Marques Beato Canato, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras pela  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. É aluna do Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, e orientanda da professora Adja Balbino de Amorin Barbieri Durão.  

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

DURÃO, A. B. de A. B.; CANATO, A. P. M. B. O Traço da Língua Materna na Interlíngua de Aprendizes de Inglês como Língua Estrangeira. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 109–122, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2003v6n1p109. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4497. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos